body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em guerra com apps, gestão Nunes lança campanha contra mototáxi na TV

Vídeo que será veiculado em rede nacional a partir de domingo mostra homem em cadeira de rodas alertando sobre o risco de acidentes com moto

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Prefeitura de SP
Reprodução de campanha da Prefeitura de São Paulo sobre os riscos de acidente envolvendo motos e mototáxi - Metrópoles
1 de 1 Reprodução de campanha da Prefeitura de São Paulo sobre os riscos de acidente envolvendo motos e mototáxi - Metrópoles - Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

São Paulo – Em meio à batalha jurídica contra os aplicativos de transporte, a Prefeitura de São Paulo ará a veicular, neste domingo (9/2), uma campanha na televisão alertando sobre o risco de acidentes envolvendo o serviço de mototáxi.

A modalidade está proibida por uma liminar na Justiça desde 27 de janeiro, após ação movida pela gestão Ricardo Nunes (MDB).

Com a alegação de que a legislação federal permite a operação do mototáxi por aplicativo, as empresas 99 e Uber aram a oferecer o serviço mesmo com uma proibição por decreto municipal, o que desencadeou uma guerra pública entre os aplicativos e a prefeitura.

No vídeo da campanha, um homem em uma cadeira de rodas aparece dizendo que o mototáxi é perigoso, justificando a proibição da prefeitura pelo número crescente de mortes no trânsito envolvendo motociclistas. “Para não acontecer com você o que aconteceu comigo. Ou até mesmo pior”, afirma (veja abaixo).


Embora se posicione contra qualquer tipo de liberação, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) tem sido pressionado por movimentos de motoboys e vereadores pela regulamentação do serviço.

Os profissionais organizaram protestos em frente à sede da prefeitura e acusam Nunes de “autoritarismo” na maneira de lidar com o debate, sob o lema de “queremos trabalhar”.

Discussão na Câmara

O assunto também foi um dos principais temas abordados em discursos na primeira semana de trabalhos na Câmara Municipal de São Paulo.

Na última sexta-feira (7/2), uma audiência pública organizada pelo mandato da vereadora Amanda Paschoal (PSol) para discutir o assunto lotou um dos auditórios da Casa e teve protesto de motoboys. O encontro reuniu profissionais da área, vereadores, especialistas e representantes da 99 e da Uber. A prefeitura não enviou ninguém.

Anteriormente, o vereador bolsonarista Lucas Pavanato (PL) apresentou um Projeto de Lei pedindo a liberação do mototáxi, enquanto Marcelo Messias (MDB), aliado de Nunes, apresentou projeto proibindo a modalidade, condicionando uma eventual liberação com a diminuição na violência no trânsito.

A pedido do presidente da Casa, Ricardo Teixeira (União), o sindicato da categoria, SindimotoSP, também apresentou uma proposta de regulamentação do mototáxi. O texto, no entanto, não é apoiado pelo movimento autônomos de motoboys, que dizem não serem representados pela entidade.

Com o apoio de Teixeira, a vereadora Renata Falzoni (PSB), que milita na área da mobilidade urbana, apresentou um pedido de I para investigar as mortes no trânsito na cidade. O presidente da Câmara já avisou que a discussão para regulamentar o mototáxi na capital será uma das prioridades do Legislativo municipal no primeiro semestre.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?