body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Dino suspende julgamento de ação sobre Escola Cívico-Militar em SP

Ministro Flávio Dino pediu vista antes de votar se referenda ou não decisão de Gilmar Mendes, que liberou continuidade do programa

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bolsonaro Dino
1 de 1 Bolsonaro Dino - Foto: Reprodução

São Paulo – O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento sobre a suspensão ou não do programa Escola Cívico-Militar em São Paulo. Com isso, a votação sobre o tema segue paralisada, e o governo estadual continua autorizado a implantar o projeto na rede de ensino.

4 imagens
Governador Tarcísio de Freitas discursa durante cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar das Escolas Cívico-Militares
Escolas cívico-militares são criticadas por especialistas
Programa de escolas cívico-militares do governo federal foi  encerrado pelo governo Lula em 2023
1 de 4

Tarcísio enviou projeto das escolas cívico-militares à Alesp em março de 2024

Divulgação / Governo de SP
2 de 4

Governador Tarcísio de Freitas discursa durante cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar das Escolas Cívico-Militares

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 4

Escolas cívico-militares são criticadas por especialistas

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 4

Programa de escolas cívico-militares do governo federal foi encerrado pelo governo Lula em 2023

Governo de Goiás/Divulgação

Entenda o caso

  • O programa Escola Cívico-Militar do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) é alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no STF. O processo, aberto pelo PSol, questiona a validade da lei paulista.
  • Ao mesmo tempo, o Sindicato dos Professores de São Paulo (Apeoesp) acionou a Justiça paulista e pediu a suspensão, em caráter liminar, da implantação do programa, enquanto a constitucionalidade da lei não fosse julgada.
  • Em agosto de 2024, um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) acatou o pedido da Apeoesp e suspendeu a implantação até que o STF julgasse o caso.
  • Três meses depois, o ministro Gilmar Mendes, relator da ação no Supremo, entendeu que a decisão do juiz paulista invadiu uma competência do STF e derrubou a suspensão do programa.
  • Desde então, o governo Tarcísio foi liberado para retomar a implantação do modelo cívico-militar na rede estadual de ensino.
  • A decisão de Gilmar Mendes, no entanto, precisa ainda ser referendada pelos demais ministros do STF.

Antes de Dino, o ministro Alexandre de Moraes também havia pedido vista do processo e liberou a ação para julgamento em abril. Na última sexta-feira (2/3), Moraes votou acatando a decisão de Mendes. Também já tinha votado com o relator do caso, o ministro Cristiano Zanin. O placar neste momento segue 3×0 para a suspensão da liminar paulista que barrou a implantação do programa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?