Cidade de SP recebe alerta da Defesa Civil em celulares pela 1ª vez
Alerta severo para chuva em São Paulo foi disparado nos celulares de quem estava na região na tarde desta sexta (24/1)
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Pela primeira vez, a Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta severo para a capital paulista em decorrência da chuva que atingiu a cidade na tarde desta sexta-feira (24/1). O comunicado foi disparado nos celulares de quem estava na região.
- “Chuva forte se espalhando pela capital paulista com rajadas de vento e risco de alagamento. Mantenha-se em local seguro”, dizia o comunicado. O alerta foi enviado utilizando o sistema Defesa Civil Alerta, por meio da tecnologia CellBroadCast.
- Defesa Civil emite alerta severo em celulares
- Rua Palestra Itália vira rio durante tempestade em SP
- Tempestade escureceu céu em São Paulo
- Alagamento na rua Cardeal Arcoverde
- Beco do Batman alagado pelas fortes chuvas
- Teto do shopping Center Norte desaba durante chuvas
- Chuva em São Paulo
- Alagamento na Parada Inglesa, próximo à estação de metrô
- Chuva provoca explosão em São Paulo
- Tempestade com raios atinge São Paulo
- caos em SP
- A linha 1-Azul do Metrô foi a mais afetada pela chuva
- É a primeira vez que o alerta é emitido na cidade. No estado paulista, este é o 19°.
Entenda
- A cidade de São Paulo sofreu alagamentos em inúmeros pontos na tarde desta sexta-feira (24/1) por conta de uma tempestade, que se iniciou por volta das 15h30.
- O céu começou a escurecer com a aproximação de nuvens cinzentas na Grande São Paulo. Diversos raios e trovões foram registrados em poucos minutos. Uma hora e meia depois do início das chuvas, a Enel já registrava mais de 179 mil clientes sem energia elétrica.
- A chuva aconteceu na semana em que a cidade registrou o dia mais quente do ano. Na terça-feira (21), os termômetros na capital chegaram a marcar 34,5º.
Vídeo mostra explosão durante a chuva:
- Em pouco tempo, a água afetou o funcionamento da Linha 1-Azul do metrô, que teve registro de enchentes na estação Jardim São Paulo, e da Linha 7-Rubi da TM, que não está circulando entre as estações Campo Limpo e Botujuru.
- Vários pontos da cidade, como Beco do Batman e região da Pompéia, na zona oeste, e bairros como Santana e Tucuruvi, na zona norte, ficaram com ruas debaixo de água.
- A zona norte da cidade é a principal atingida pelas enchentes. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram diversas avenidas da região sob água, com carros flutuando. O teto do Shopping Center Norte desabou.
- Na Rua Alfredo Pujol, no bairro de Santana, o Corpo de Bombeiros registrou a ocorrência do desabamento de uma residência. Não há registro de vítimas.