Chuva volta e cidade de SP está em estado de atenção para alagamentos
Centro de Gerenciamento de Emergências colocou a capital em estado de atenção, às 19h36, e há registro de chuva em cidades da Grande SP
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — Após algumas horas de tempo seco, a cidade de São Paulo e a região metropolitana voltaram a ser duramente atingidas pela chuva na noite deste sábado (1º/2). O Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE-SP), colocou toda a cidade em estado de atenção para alagamentos, às 19h36.
Há registros de ruas e avenidas alagadas — e alguns pontos estão intransitáveis — em bairros da zona norte (Casa Verde, Jaçanã/Tremembé, Vila Guilherme, Pirituba/Jaraguá, Santana), zona oeste (Butantã, Lapa, Pinheiros), zona leste (Aricanduva/Vila Formosa, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaquera, Mooca, São Miguel Paulista) e centro (Sé). O total de alagamentos ativos na capital chegou a 13.
O estado de alerta para alagamentos terminou às 20h46. Mas, permanecem em estado de atenção as zonas sul, sudeste, norte, oeste, leste e centro, além das Marginais dos Rios Tietê e Pinheiros.
Alagamentos logo pela manhã
Vídeos enviados ao Metrópoles mostram que os bairros ao redor do Rio Tietê ficaram completamente inundados. Moradores do Jardim Pantanal informaram que, além de tudo estar alagado na região, há registro de cobras e ratos pelas ruas.
Uma moradora que ficou com a casa embaixo d’água e perdeu tudo, inclusive um freezer lotado de lanches para vender, contou à reportagem que espera a chegada dos bombeiros, que já foram acionados.
Veja como ficou o Jardim Pantanal:
Próximas horas
De acordo com os técnicos do CGE-SP, órgão da Prefeitura de São Paulo, o fim de noite segue com chuva de até moderada intensidade atuando na cidade de São Paulo, principalmente entre os bairros do Jabaquara e Vila Mariana, na Zona Sudeste.
O radar meteorológico ainda indica chuva forte na região de Carapicuíba e Santana de Parnaíba. Segundo a equipe de meteorologia do CGE da Prefeitura de São Paulo, nas próximas horas novas áreas de chuva podem se formar em outras regiões da cidade.
A prefeitura recomenda a adoção de algumas medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas.
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda.
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Previsão para os próximos dias
Segundo o CGE-SP, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve manter o tempo instável e chuvoso, gerando elevados acumulados de chuva nos próximos dias. O potencial para inundações e deslizamentos de terra deve permanecer elevado, devido ao solo encharcado e a continuidade das chuvas.
No domingo (2/2), ocorrem períodos de melhoria e o sol aparece entre nuvens, mantendo o tempo abafado. As temperaturas variam entre mínimas de 19°C e máximas de 27°C. No período da tarde as chuvas retornam na forma de pancadas com até forte intensidade, que podem se estender para o decorrer da noite.
A segunda-feira (3/2), deve ser mais um dia com tempo sol entre nuvens e tempo abafado no decorrer da manhã. Os termômetros variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem chegar aos 27°C. As chuvas na forma de pancadas mais intensas devem permanecer concentradas entre a tarde e o decorrer da noite.