Carnaval em libras: intérpretes garantem folia de surdos em bloco LGBT
Bloco do Ezatamentchy desfila na Santa Cecília, centro de SP, na próxima terça-feira (4/3). Festa tem intérpretes para comunidade surda
atualizado
Compartilhar notícia

São Paulo — O Bloco do Ezatamentchy, que desfila no bairro da Santa Cecília, no centro de São Paulo, conta com intérpretes de libras para pessoas surdas que querem curtir o Carnaval. Após a festa de pré-Carnaval, no domingo ado (23/2), o grupo volta à rua nesta terça-feira (4/3). A concentração será às 11h na Rua Fortunato.
Em sua terceira edição, o bloco pretende promover a união entre as comunidades surda e LGBTQI+, segundo os organizadores. “O objetivo é garantir um ambiente acolhedor, atendendo às necessidades da comunidade surda que, muitas vezes, encontra dificuldades para participar das festividades. Queremos facilitar o o e promover interações entre surdos e ouvintes, celebrando juntos a diversidade e a alegria do carnaval”, afirmou Estêvão Delgado, produtor do Ezatamentchy.
O pré-Carnaval do bloco foi conduzido pelo DJ Nanu, nome artístico de Thiago Nanuzzi, que sinaliza suas apresentações em libras. “Estamos trazendo uma proposta inclusiva com intérpretes de língua de sinais ao longo de todas as apresentações”, disse o artista ao Metrópoles. A festa aconteceu em parceria com o Deaf’s Festival.
Para Nanuzzi (à esquerda na foto de capa), “todas as propostas culturais deveriam contar com ibilidade de língua de sinais”. O bloco conta com quatro intérpretes – um deles, inclusive, é surdo.
O intérprete Carlos Silvesti (à direita na capa), que é surdo, contou como fala em libras as músicas, apesar de não poder ouvi-las. “Eu faço um trabalho de feeder [técnica de espelhamento]. Uma pessoa ouvinte sinaliza, eu vou pegando os sinais e adaptando, trazendo a língua de sinais como música. As pessoas surdas podem participar de qualquer apresentação artística”, disse ao Metrópoles, com a ajuda do intérprete Guilherme Andrade na entrevista.
Entre as atrações confirmadas para o Carnaval, estão: Valenttino, Bixarte, Renata Peron, Valeria Barcellos, Ayô Tupinambá, Traemme, Divanna Montez, Diva Menner, Mc Xuxu, Coral, Heitoraaaaaaaa, Calêendula e DJ Miss Tacada e Irmãs de Pau. O line-up será composto exclusivamente por cantoras trans e travestis.