body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Acordo mantém PSDB no comando do Conselho de Ética da Alesp

Em seu sétimo mandato como deputado estadual, Barros Munhoz (PSDB) foi o escolhido para a presidência do Conselho de Ética da Alesp

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rodrigo Costa/Divulgação
barros_psdb_alesp_etica_a
1 de 1 barros_psdb_alesp_etica_a - Foto: Rodrigo Costa/Divulgação

São Paulo – Movimentado na última legislatura, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai continuar sob a presidência do PSDB. A eleição para o comando do colegiado foi marcada para a próxima terça-feira (25/4), mas um acordo entre as bancadas já definiu que o presidente será o deputado Barros Munhoz.

O tucano está em seu sétimo mandato na Alesp, sendo o quinto consecutivo, e sucederá a correligionária Maria Lúcia Amary. A vice-presidência, segundo apurou o Metrópoles, ficará com o deputado Carlos Cezar, líder da bancada do PL na Casa.

O conselho tem o poder de investigar deputados, impor sanções e solicitar a perda de mandato de parlamentares. Munhoz vai assumir o colegiado em meio à promessa do presidente da Alesp, André do Prado (PL), de “coibir os excessos”.

O nome do tucano foi bem recebido pela base governista por se tratar de uma figura sem relação com bandeiras ideológicas, mas com maior capacidade de aceno para a base do que para a oposição. A promessa é de que ele manterá o diálogo com o corregedor Alex de Madureira (PL).

Munhoz também não desagrada o PT, partido da oposição que corresponde à segunda maior bancada da Alesp, por ser um veterano que conhece o funcionamento interno da Assembleia.

Polêmicas

Na última legislatura, o Conselho de Ética da Alesp recebeu 93 representações contra parlamentares, conforme dado divulgado pela TV Globo, incluindo acusações de assédio e racismo. Houve também a cassação de um mandato parlamentar, a primeira em 23 anos, do ex-deputado Arthur do Val, o Mamãe Falei, integrante do Movimento Brasil Livre (MBL).

O deputado Carlos Cezar (PL) será o vice-presidente do Conselho de Ética

Mamãe Falei teve o mandato cassado por falas sexistas sobre mulheres ucranianas, em áudio revelado pela coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles. O deputado também entrou na mira do conselho por brigas com os deputados Gil Diniz (PL) e Teonilio Barba (PT).

Outro caso que movimentou o Conselho de Ética envolveu o ex-deputado Fernando Cury, que apalpou a colega Isa Penna no plenário da Alesp e teve o mandato suspenso por seis meses.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?