body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Vice do BC Europeu critica Trump e vê incerteza maior que na pandemia

O espanhol Luis de Guindos fez críticas ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vem impondo uma série de tarifas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thomas Lohnes/Getty Images
Imagem de Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu e ex-ministro da Economia da Espanha, fazendo discurso em púlpito - Metrópoles
1 de 1 Imagem de Luis de Guindos, vice-presidente do Banco Central Europeu e ex-ministro da Economia da Espanha, fazendo discurso em púlpito - Metrópoles - Foto: Thomas Lohnes/Getty Images

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), o espanhol Luis de Guindos, afirmou que o mundo vive um período de incerteza econômica maior do que durante o auge da pandemia de Covid.

Em entrevista publicada neste domingo (16/3) pelo jornal britânico The Sunday Times, o dirigente da autoridade monetária europeia fez críticas ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que vem impondo uma série de tarifas comerciais a diversos países da União Europeia (UE).

“Precisamos considerar a incerteza do ambiente atual, que é ainda maior do que durante a pandemia. O que estamos vendo é que a nova istração dos EUA não está muito aberta a continuar com o multilateralismo, que é sobre cooperação entre jurisdições e encontrar soluções comuns para problemas comuns”, disse Guindos. “Esta é uma mudança muito importante e uma grande fonte de incerteza no mundo.”

De acordo com estimativas do BCE, a economia do bloco deve registrar um crescimento tímido em 2025, de apenas 0,9%.

“Os salários reais aumentaram, a inflação está diminuindo, as taxas de juros estão caindo e as condições de financiamento estão melhores. Mas, ainda assim, a realidade é que o consumo não está aumentando”, observou o vice-presidente do BCE.

“A possibilidade de uma guerra comercial ou de um conflito geopolítico mais amplo tem um impacto na confiança do consumidor”, explicou Guindos.

Na última quinta-feira (13/3), Trump usou a sua rede Truth Social para ameaçar taxar em 200% os produtos alcoólicos importados da UE caso o bloco de países não retire as tarifas aplicadas como retaliação aos EUA.

“A União Europeia, uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo, que foi formada com o único propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos, acaba de aplicar uma tarifa desagradável de 50% sobre o uísque”, escreveu Trump.

“Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA em breve aplicarão uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhe e produtos alcoólicos saindo da França e outros países representados na UE. Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos EUA”, completou.

Investimentos em defesa

Na entrevista, o dirigente do BCE, que já foi ministro da Economia da Espanha, defendeu mais investimentos dos governos europeus na área de defesa, em meio à escalada da tensão geopolítica no continente e em todo o mundo.

“Esta é certamente uma decisão na direção certa”, classificou o espanhol. “Provavelmente, será algo positivo para o crescimento e terá um impacto limitado na inflação.”

Inflação

Ainda segundo o vice-presidente do BCE, a inflação na Europa está caminhando rumo à meta anual de 2% “no fim deste ano ou no início do próximo”.

“Todos os indicadores de serviços e inflação subjacente estão se movendo na direção certa”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?