Trump diz que Apple vai transferir produção do México para os EUA
De acordo com o republicano, informação foi dada pelo presidente da empresa, Tim Cook, em encontro realizado na Casa Branca
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta sexta-feira (21/2), que o CEO da Apple, Tim Cook, prometeu transferir a produção da empresa hoje realizada no México para os EUA. A afirmação foi feita pelo republicano a um grupo de governadores, durante reunião na Casa Branca.
Na véspera, Trump e Cook reuniram-se em Washington. O chefão da Apple também teria dito ao presidente americano que planeja investir centenas de milhões de dólares nos EUA.
De acordo com a Bloomberg, não está claro, porém, a quais fábricas Trump estava se referindo. Cook, por sua vez, está entre os líderes da indústria de tecnologia que se aproximaram do presidente. O CEO da Apple compareceu à posse, em janeiro, e viajou para a propriedade do republicano em Mar-a-Lago, na Flórida, durante a transição presidencial.
Situação delicada
A Apple enfrenta uma situação delicada com a guerra comercial decretada por Trump. Ela terá de enfrentar uma tarifa de importação de 10% sobre produtos fabricados na China, no mesmo momento em que as vendas do iPhone caem. Além disso, Trump também definiu uma sobretaxa de 25% para produtos importados do México.
Do outro lado do mundo, na China, onde a Apple mantém seu maior centro de produção, o governo local considera iniciar uma investigação sobre as políticas da empresa. A análise inclui um pente-fino nas taxas impostas aos desenvolvedores de aplicativos.