body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Preço do ovo de Páscoa sobe 9,5% em 2025 e tem alta de 43% em 3 anos

O preço dos ovos de Páscoa registra uma alta de 9,52% em 2025, na comparação com o ano ado, segundo levantamento da Fipe

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettyImages
Foto mostra uma metade de um ovo de chocolate, pedaços de cacau e uma colher de pau com chocolate em pó em cima de uma mesa de madeira - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra uma metade de um ovo de chocolate, pedaços de cacau e uma colher de pau com chocolate em pó em cima de uma mesa de madeira - Metrópoles - Foto: GettyImages

O preço dos ovos de Páscoa registra uma alta de 9,52% em 2025, na comparação com o ano ado, de acordo com levantamento divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Ainda de acordo com a pesquisa, no acumulado dos últimos 3 anos, a alta nos preços chega a 43%.

Nesse período, o maior aumento foi verificado em 2023, com 18,61%. Em 2024, a alta dos preços foi de 10,33%.

“O aumento dos custos de produção do chocolate é o principal motivo da elevação dos preços nos últimos anos. Questões climáticas causaram queda na oferta mundial do cacau, disparando o preço desse importante insumo nos últimos 3 anos”, explica o coordenador do IPC-Fipe, Guilherme Moreira.

Outros aumentos

Outros itens registraram alta ainda maior nos preços em 2025, em relação ao ano ado. O chocolate, por exemplo, subiu 27,09%, enquanto o bombom avançou 13,58%.

Também muito consumidos nessa época do ano, os peixes registraram aumento de preços – como o bacalhau, que subiu 3,91% na comparação com 2024.

O que explica a alta nos preços

O cacau enfrenta um déficit global de oferta, em meio a uma série de dificuldades para alguns dos maiores produtores da commodity. Déficit de oferta é a situação em que a quantidade de bens ou serviços disponíveis é menor do que a demanda do mercado.

No ano ado, países como Costa do Marfim e Gana foram duramente atingidos por efeitos climáticos causados pelos fenômenos La Niña e El Niño, que impactaram o ciclo de chuvas.

No início deste ano, o contrato do cacau bateu valor recorde de US$ 12.931 por tonelada métrica na Bolsa de Valores de Nova York.

Demanda por chocolate por cair

Segundo relatório elaborado pelos analistas do JPMorgan, as projeções de déficit para a atual temporada 2024-2025 recuaram para 40 mil toneladas, ante as 108 mil toneladas estimadas anteriormente.

A expectativa do mercado é que a demanda por chocolate caia quase 2% em 2025, em função dos elevados preços do cacau, que afetam diretamente o consumo.

Os preços do chocolate, por sua vez, devem continuar subindo e pesando no bolso dos consumidores, pois as empresas buscam compensar os custos mais elevados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?