body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Mergulhada na crise, Nissan fará demissões em massa, com 20 mil cortes

Em novembro do ano ado, a Nissan já havia comunicado o corte de 9 mil empregos após uma queda expressiva de suas vendas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem do logotipo da Nissan, montadora japonesa - Metrópoles
1 de 1 Imagem do logotipo da Nissan, montadora japonesa - Metrópoles - Foto: Getty Images

A montadora japonesa Nissan, que vive uma das maiores crises de sua história, anunciou nesta segunda-feira (12/5) que deve cortar cerca de 20 mil empregos, mais do que o dobro do planejamento inicialmente.


O que aconteceu

  • De acordo com informações da NHK, a decisão foi tomada em meio à reestruturação da companhia, que recentemente divulgou resultados financeiros ruins.
  • O contingente representa 15% da força de trabalho global da Nissan.
  • Haverá demissões tanto no Japão quanto no exterior.
  • Em novembro do ano ado, a Nissan já havia comunicado o corte de 9 mil empregos após uma queda expressiva de suas vendas nos Estados Unidos e na China, o que causou um tombo de 94% no lucro líquido da montadora.
  • No mês ado, a Nissan informou aos acionistas que poderia registrar um prejuízo líquido de até US$ 5 bilhões no ano fiscal encerrado em março de 2025.
  • No fim de 2024, a empresa anunciou demissões em massa e também uma redução de 20% em sua capacidade de produção.

Fusão com Honda não se concretizou

Em fevereiro, Nissan e Honda confirmaram oficialmente o fim das negociações em torno de uma possível fusão entre as duas empresas.

A Nissan não aprovou a proposta apresentada pela Honda de transformá-la em uma subsidiária integral.

As conversas entre as duas montadoras sobre uma eventual fusão começaram em dezembro do ano ado, mas travaram desde que a Honda ou a cogitar assumir o controle total da Nissan.

Inicialmente, a ideia de Honda e Nissan era a de anunciar o acordo pela fusão até o fim de janeiro.

No comunicado, Honda e Nissan informaram que vão prosseguir com a parceria em tecnologia automotiva anunciada em agosto.

O possível acordo com a Honda e um suposto investimento da Tesla, do bilionário Elon Musk, que não aconteceu, eram vistos como possibilidades de “salvação” da Nissan.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?