body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lemann: tarifaço de Trump é confuso e vai “sacudir as coisas”

Jorge Paulo Lemann participou de um evento promovido por estudantes brasileiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e de Harvard

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jorge Paulo Lemann
1 de 1 Jorge Paulo Lemann - Foto: Reprodução

A política tarifária levada a cabo pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é “confusa” e pode causar “um pouco de disrupção” em todo o mundo, mas ainda é cedo para projetar quais serão seus impactos em escala global. A afirmação é do bilionário Jorge Paulo Lemann, que participou neste sábado (12/4) de um evento promovido por estudantes brasileiros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA).

“Eu acredito que vai causar um pouco de disrupção, vai sacudir as coisas. E certamente estamos sacudindo, mas acho que estão sacudindo um pouco demais. E ninguém realmente sabe o resultado. Tem que ir navegando”, disse Lemann, ao participar de um com Brad Jacobs, CEO e criador da XPO – empresa de logística que presta serviços para gigantes da tecnologia como Amazon e Apple.

“Vamos ter que esperar um tempo para ver. Mas ainda acredito muito nos EUA, na filosofia daqui e em todos os empreendedores que vocês têm nos EUA”, prosseguiu o empresário. “Não dá para saber quais serão os resultados. Podemos ter desdobramentos positivos, mas também consequências muito disruptivas.”

Jorge Paulo Lemann, um dos homens mais ricos do Brasil, é dono de uma fundação que patrocina o evento anual dos alunos brasileiros do MIT e de Harvard.

Ele também é um dos acionistas de referência da Americanas, empresa envolvida em uma fraude contábil bilionária no início de 2023. O episódio, hoje apontado como o maior escândalo corporativo da história do Brasil, deflagrou uma série de acontecimentos que levaram a Americanas à lona. Mais de 2 anos depois, a varejista ainda está longe de uma recuperação total.

No fim do mês ado, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou 13 ex-executivos e ex-funcionários da Americanas por supostas fraudes na companhia, cujo prejuízo é estimado em cerca de R$ 25 bilhões. A decisão foi tomada após a Polícia Federal (PF) indiciar os envolvidos.

Os três acionistas de referência da empresa – além de Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira – não foram denunciados.

Guerra comercial

Na última sexta-feira (11/4), em retaliação às tarifas que somam 145% impostas por Trump, a China aumentou suas taxas sobre produtos norte-americanos para 125%.

O governo de Pequim afirmou, neste sábado, que o pacote de tarifas comerciais impostas por Trump causará “graves prejuízos”, especialmente aos países em desenvolvimento.

Em manifestação contra os EUA encaminhada à Organização Mundial do Comércio (OMC), o ministro do Comércio da China, Wang Wentao, falou até na possibilidade de uma “crise humanitária” de consequências imprevisíveis.

Também neste sábado, os EUA anunciaram que smartphones, computadores, chips e outros eletrônicos ficarão isentos das tarifas comerciais impostas pela Casa Branca – de 145% sobre os produtos importados da China e 10% aos demais países.

Além dos celulares, ficam isentos das tarifas laptops, discos rígidos, processadores de computador e chips de memória. Em geral, esses itens não são fabricados nos EUA.

Ainda na lista de produtos excluídos da aplicação das tarifas, aparecem máquinas utilizadas para a fabricação de semicondutores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?