body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Anfavea: custo de financiamento de veículos é o mais alto da história

Segundo a Anfavea, o índice atualmente está em 29,5% ao ano. Nesse custo, estão incluídos spread bancário e a taxa básica de juros, a Selic

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bill Pugliano/Getty Images
Imagem de fábrica da Ford nos Estados Unidos, com carros enfileirados - Metrópoles
1 de 1 Imagem de fábrica da Ford nos Estados Unidos, com carros enfileirados - Metrópoles - Foto: Bill Pugliano/Getty Images

O custo de financiamento de veículos para pessoa física no Brasil chegou ao maior patamar da história.

É o que mostram dados divulgados na sexta-feira (14/3) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


Entenda

  • Segundo a entidade, o índice atualmente está em 29,5% ao ano, o mais alto da série histórica iniciada em 2011.
  • De acordo com a Anfavea, mesmo antes do início das medições, jamais esse percentual havia sido tão alto.
  • Há 1 ano, o custo de financiamento de veículos no país era de 24,5%.
  • Nesse custo, estão incluídos spread bancário e a taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 13,25% ao ano.
  • O spread bancário é a diferença financeira entre o que o banco paga a um investidor para obter os recursos e o que cobra para emprestar esses mesmos recursos. Grosso modo, trata-se da diferença entre a taxa de empréstimo e a taxa de captação.

Juros incomodam, diz Anfavea

“Essa tendência de alta precisa ser interrompida. Até agora, os números são bons, mas isso pode impactar o nosso mercado”, alertou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, ao apresentar os dados do setor referentes ao primeiro bimestre de 2025.

Para o presidente da Anfavea, “a taxa de juros é um incômodo neste momento”. “Se ela não tivesse subido, teríamos terminado 2024 com um mercado de 3 milhões de veículos vendidos, consolidando o Brasil como um dos grandes players do setor”, afirmou.

Dados do setor

No ano ado, de acordo com os dados da associação, foram vendidos 2,6 milhões de veículos no Brasil, o que representou um crescimento de 14% em relação às vendas de 2023.

Apesar dos juros altos, Lima Leite destacou o fato de que o índice de inadimplência do setor permanece em patamares baixos – 4% para pessoas físicas e 2,6% para empresas.

Hoje, segundo os dados da Anfavea, cerca de 55% dos veículos são comprados à vista, enquanto 45% são financiados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?