body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Governo e Eletrobras chegam a acordo sobre poder de voto. Ações sobem

Governo ará a ter mais assentos no Conselho de istração da Eletrobras (3 de 10). Até então, a União contava com apenas um membro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida do logotipo da Eletrobras
1 de 1 Imagem colorida do logotipo da Eletrobras - Foto: Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A Eletrobras e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciaram nesta sexta-feira (28/2) que chegaram a um acordo após negociações sobre o poder de voto da União na companhia – que foi privatizada em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).


Entenda

  • Segundo o acordo, o governo ará a ter mais assentos no Conselho de istração da empresa (3 de 10). Até então, a União contava com apenas um representante no colegiado, que tinha nove cadeiras.
  • Nesta semana, uma Assembleia Geral Extraordinária da Eletrobras aprovou a ampliação do número de assentos no conselho de nove para 10.
  • Ainda pelo acordo entre governo e Eletrobras, houve a suspensão do plano de investimentos de 2022 na Eletronuclear, especialmente na construção de Angra 3. A Eletrobras ainda tem participação na empresa.
  • Agora, a Eletrobras não precisará mais fazer novos aportes na estatal, exceto em Angra 3 – neste ponto, a negociação segue em andamento.
  • Os termos do acordo anunciado nesta sexta-feira serão apreciados por uma câmara de negociação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ação no Supremo

Em maio de 2023, primeiro ano do governo Lula, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou uma ação no Supremo que contestava a privatização da Eletrobras.

O governo federal tentava recuperar o poder de voto da União na empresa. Apesar de possuir cerca de 40% das ações na Eletrobras, a União tinha apenas 10% dos votos nas assembleias de acionistas.

Ações sobem

O American Depositary Receipt (ADR) – título que representa ações de empresas estrangeiras negociadas na Bolsa de Valores dos Estados Unidos – da Eletrobras subia no pré-mercado em Nova York.

Os papéis chegaram a saltar 3% nesta sexta-feira, negociados a US$ 6,60.

Na véspera, as ações da Eletrobras na Bolsa de Valores do Brasil (B3) fecharam em queda de 0,53%, a R$ 37,25.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?