Dólar deveria cair, mas estamos no meio da turbulência, diz Haddad
Para ministro da Fazenda, moeda americana deveria recuar para produzir efeito positivo no déficit dos EUA, mas tarifaço tem agitado mercados
atualizado
Compartilhar notícia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira (11/4) que, “pela lógica, o dólar deveria cair”, mas isso não ocorre porque o mundo “está no meio de turbulências” provocadas pelo tarifaço, imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A afirmação foi feita em entrevista concedida pelo ministro, em São Paulo.
Haddad observou que os Estados Unidos tem um déficit de mais de US$ 1 trilhão (US$ 1,3 trilhão no primeiro semestre fiscal de 2025). Para reduzir essa conta negativa, disse, a moeda americana deveria perder valor. Essa redução, contudo, barra na inquietação existente nos mercados com o vaivém das declarações sobre as tarifas.
O ministro da Fazenda afirmou que Trump “começou um ciclo que ainda não terminou”. “Praticamente todos os dias temos novidades”, disse. Ele destacou, no entanto, que o alvo prioritário do presidente dos EUA é a China. Em entrevista recente, o ministro já havia mencionado que a luta que está sendo travada é pela “hegemonia mundial”.