DeepSeek: após tombo, ações da Nvidia sobem, mas não recuperam perdas
No início da manhã, as ações da Nvidia operavam em alta de 5,2% no pré-mercado dos EUA, ainda longe de recuperar as perdas do dia anterior
atualizado
Compartilhar notícia

Um dia depois de desabarem no mercado de ações dos Estados Unidos, os papéis da Nvidia operavam em alta na manhã desta terça-feira (28/1), esboçando uma reação após o derretimento da véspera.
No início da manhã, as ações da empresa americana operavam em alta de 5,2% no pré-mercado, ainda longe de recuperar as perdas do dia anterior.
O que aconteceu
- Na segunda-feira (27/1), os papéis da Nvidia desabaram 17%, o que representou uma perda de valor de mercado de US$ 589 bilhões, a maior já registrada em apenas 24 horas.
- O tombo superou o recorde negativo anterior da companhia, que despencou 9% em setembro do ano ado, perdendo US$ 279 bilhões em valor de mercado.
- O derretimento das ações da Nvidia foi o mais acentuado em quase cinco anos, desde março de 2020.
- A queda dos papéis da empresa repercutiu por todo o mercado de tecnologia por causa do peso da Nvidia sobre índices importantes.
Efeito DeepSeek
- A startup DeepSeek, da China, anunciou o lançamento de um assistente gratuito que utiliza chips de baixo custo, que possuem menos dados.
- Com isso, a empresa desafia uma lógica até então estabelecida nos mercados, de que a IA fomentaria a demanda por uma grande cadeia de suprimentos, de fabricantes de chips a data centers.
- Em linhas gerais, a percepção inicial é a de que a DeepSeek parece capaz de oferecer um desempenho muito próximo das grandes empresas dos EUA no desenvolvimento de IA, mas por um preço muito mais baixo.
EUA x China
- Os EUA proibiram a exportação de tecnologias avançadas de semicondutores para a China e limitaram vendas de chips de IA da Nvidia como forma de tentar conter o avanço do gigante asiático.
- Em comunicado divulgado na segunda-feira, a Nvidia classificou o modelo da DeepSeek como um “excelente avanço em IA” e disse que a startup chinesa não descumpriu as restrições impostas pelos EUA.
- Ainda de acordo com a Nvidia, o trabalho de execução dos modelos de IA requer “um número significativo de GPUs da Nvidia e networking de alto desempenho”.