body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Americanas inicia processo de arbitragem contra quatro ex-diretores

Varejista quer a reparação de prejuízos provocados pela fraude de R$ 25,2 bilhões registrada nas Americanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fachada da Lojas Americanas do Setor Comercial Sul em Brasília
1 de 1 Fachada da Lojas Americanas do Setor Comercial Sul em Brasília - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Americanas iniciou nesta terça-feira (11/3) o procedimento arbitral contra quatro ex-diretores da varejista. Ela atribui ao grupo a responsabilidade pela fraude de R$ 25, 2 bilhões registrada na empresa.

No processo, a companhia, em recuperação judicial desde 2023, busca a condenação dos ex-executivos Miguel Gutierrez, Anna Saicali, José Thimoteo Barros e Marcio Cruz. A empresa quer a reparação de prejuízos materiais e imateriais causados no contexto da fraude contábil.

A medida foi aprovada pelos acionistas da empresa em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) realizada em dezembro de 2024.

Em nota, a Americanas disse que “é a maior interessada no esclarecimento dos fatos e na responsabilização civil e criminal de todos os envolvidos”.

Em outro comunicado, a defesa de José Thimoteo de Barros informou que o ex-diretor “aproveitará a propositura da arbitragem para deduzir sua pretensão em face da companhia e outros, pois sabe que a empresa foi usada, desde o fato relevante de 11.1.23, para satisfação de interesses espúrios de poucos”. O texto é assinado pelo advogado Antonio Sergio Pitombo.

Este espaço permanece aberto para eventuais manifestações dos outros ex-diretores da Americanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?