Veja os principais trechos do bate-boca entre Trump e Zelensky. Vídeo
Bate-boca em tom ríspido levou ao cancelamento de entrevista coletiva, prevista para depois do encontro. Zelensky foi embora da Casa Branca
atualizado
Compartilhar notícia

Os presidente dos Estados Unidos e da Ucrânia, Donald Trump e Volodymyr Zelensky, protagonizaram uma discussão em frente às câmeras no Salão Oval da Casa Branca, nesta sexta-feira (28/2). O líder ucraniano foi convidado para discutir o futuro da guerra travada contra a Rússia e o acordo sobre mineirais de terras raras.
Durante o encontro, a conversa evoluiu para um tom ríspido e os dois líderes bateram boca ao vivo, antes de uma entrevista coletiva com a imprensa. Diante da discussão inesperada, as perguntas foram canceladas e Zelensky decidiu deixar a Casa Branca. “Você está jogando com a vida de milhões de pessoas. Está jogando com a terceira guerra mundial”, disse Trump.
Veja:
Estava presente também, na hora da discussão, o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, que chegou a participar do bate-boca e retrucar Zelensky, em alguns momentos. “Você fez campanha para nossa oposição em outubro. Então, agradeça aos EUA e ao presidente que estão tentando salvar o seu país”, disse ele.
Confira abaixo a transcrição do bate-boca entre Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky:
– Zelensky: Durante a guerra, todo mundo tem problemas, mesmo vocês, mas vocês não sentem isso agora, mas sentirão no futuro.
– Trump: Graças a Deus, você não sabe disso. Não nos diga o que vamos sentir. Estamos tentando resolver um problema, então não nos diga o que vamos sentir. Você não está em posição de nos ditar isso. Não está em posição de ditar o que vamos sentir. Você não está numa posição boa agora. Está numa posição ruim. Você não detém as cartas.
– Zelensky: Não estou jogando cartas.
– Trump: Você está jogando. Está jogando com a vida de milhões de pessoas. Está jogando com a 3ª guerra mundial, e o que você está fazendo é um desrespeito ao país, a este país.
– J.D. Vance: Você agradeceu em algum momento nesta reunião?
– Zelensky: Eu agradeci.
– J.D. Vance: Você foi à Pensilvânia e fez campanha para nossa oposição em outubro. Então, agradeça aos EUA e ao presidente que estão tentando salvar o seu país.
– Zelensky: Por favor, você está falando da guerra…
– Trump: Ele não está falando sobre a sua guerra. O seu país está em problemas. Vocês não estão ganhando. Vocês têm uma boa chance de se saírem bem por conta da nossa ajuda.
– Zelensky: Sim, nosso país tem se mantido forte desde o início da guerra. E eu sou grato. Eu disse obrigado neste gabinete.
– Trump: Nós demos US$ 350 bilhões, equipamentos militares e, se não tivesse nossa ajuda militar, se não tivessem nossos equipamentos militares, essa guerra teria acabado em duas semanas, talvez menos…
– J.D.Vance: É preciso dizer obrigado.
– Zelensky: Eu disse muitas vezes.
– J.D.Vance: Não vamos tentar discutir isso na frente da mídia americana, quando você está errado.
– Trump: Eu acho que é bom que o povo americano veja o que está acontecendo. Você precisa ser grato. Você não detém as cartas. Seu povo está morrendo. Seus soldados estão em falta, e aí você diz: “Eu não quero um cessar-fogo, eu não quero isso, eu quero aquilo”. Olha, se você conseguir um cessar-fogo agora, é melhor você aceitar para que as armas parem…
– Zelensky: É claro que eu quero parar a guerra, mas quero garantias. Pergunte às pessoas sobre um cessar-fogo que elas concordem.
– Trump: Mas isso não foi comigo. Isso foi com um cara chamado Biden, que não é uma pessoa muito inteligente.