body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump sobe o tom e faz ameaça ao Hamas exigindo libertação de reféns

De acordo com Donald Trump, este é o “último aviso” contra o Hamas, que ainda está em posse de 59 reféns na Faixa de Gaza

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
McNamee/Getty Images
Imagem colorida do presidente Donald Trump
1 de 1 Imagem colorida do presidente Donald Trump - Foto: McNamee/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Hamas e exigiu a libertação imediata de todos os reféns que ainda estão na Faixa de Gaza, caso contrário o grupo terá um “inferno para pagar”. A declaração do presidente norte-americano aconteceu nesta quarta-feira (5/2).


Cessar-fogo sob risco

  • Em janeiro, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza após mediação do Catar, do Egito e dos Estados Unidos. A previsão inicial era de que o plano fosse dividido em três etapas. 
  • Na primeira delas, 33 reféns israelenses foram soltos em troca de 1.737 prisioneiros palestinos.
  • Contudo, apesar dos esforços diplomáticos, o início da segunda fase do cessar-fogo segue travada. A primeira etapa terminou no dia 1º de março. 
  • Assim como nas primeiras negociações de paz, Israel e Hamas não têm conseguido chegar a um consenso sobre os termos da segunda fase do cessar-fogo. 

“Liberte todos os reféns agora, não depois, e devolva imediatamente todos os corpos das pessoas que vocês assam, ou ACABOU para você”, escreveu o presidente dos EUA na Truth Social.

Trump afirmou que está “enviando a Israel tudo o que precisa para terminar o trabalho”, e disse que nenhum membro do Hamas estará seguro caso o grupo não devolva todos os reféns que ainda estão no enclave palestino.

“Este é meu último aviso! Para a liderança [do Hamas], agora é a hora de deixar Gaza, enquanto você ainda tem uma chance”, disse.

Segundo o governo de Israel, o Hamas ainda está em posse de 59 prisioneiros, sendo 35 mortos e 24 vivos.

Incertezas

A primeira das três fases do cessar-fogo entre Israel e Hamas terminou no último dia 1º de março. Contudo, ambos os lados ainda não chegaram a um acordo sobre a continuidade, ou não, do plano. 

O principal ponto de discordância diz respeito a uma extensão da primeira-fase do acordo, a pedido do governo de Benjamin Netanyahu, que deseja prolongar a etapa por mais seis semanas.

Já o Hamas tem falado em seguir o cronograma inicial do acordo firmado anteriormente, e prosseguir as conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo. Nesta etapa estava previsto, inicialmente, a libertação do restantes dos reféns e presos palestinos, além da retirada das Forças de Defesa de Israel (FDI) da Faixa de Gaza.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?