body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump cita tarifas do etanol brasileiro ao decretar reciprocidade

Donald Trump assinou decreto que determina a imposição de tarifas contra todos os países que taxam importações dos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bob Kupbens/Icon Sportswire via Getty Images
Imagem colorida mostra o presidente dos EUA, Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o presidente dos EUA, Donald Trump - Metrópoles - Foto: Bob Kupbens/Icon Sportswire via Getty Images

O etanol do Brasil foi citado em um decreto, assinado por Donald Trump nesta quinta-feira (13/2), que determinou tarifas recíprocas contra países que taxam importações de produtos provenientes dos Estados Unidos.


Guerra tarifária

  • Com o objetivo de colocar os interesses dos EUA em primeiro lugar, Donald Trump iniciou uma guerra tarifária após iniciar seu segundo mandato como presidente norte-americano. 
  • No início da semana, Trump anunciou a taxação de 25% sobre todas as importações norte-americanas de aço e alumínio. 
  • A medida atingiu diretamente o Brasil, que é atualmente o terceiro maior exportador de aço para os EUA.

De acordo com o documento, a istração Trump avalia que a aplicação de tarifas sobre o combustível é desigual entre os dois países.

“A tarifa dos EUA sobre o etanol é de apenas 2,5%. No entanto, o Brasil cobra uma tarifa de 18% sobre as exportações de etanol dos EUA. Como resultado, em 2024, os EUA importaram mais de US$ 200 milhões em etanol do Brasil, enquanto exportaram apenas US$ 52 milhões em etanol para o Brasil”, diz o texto do decreto.

Na prática, as importações de etanol brasileiro para os Estados Unidos podem sofrer aumentos nas tarifas e se igualar aos 18% aplicados pelo Brasil.

Em 10 de janeiro, o Brasil já havia sido atingido por outra decisão da guerra tarifária imposta por Trump contra o mundo. Na ocasião, o presidente norte-americano anunciou que os EUA ariam a taxar em 25% todas as importações de aço e alumínio que entrassem no país.

Ao lado do México e Canadá, o Brasil é um dos maiores fornecedores de aço para os EUA. No seu primeiro mandato, entre 2017 e 2021, Trump adotou uma medida semelhante, o que levou ao anúncio de demissões em empresas do setor no Brasil. Na época, o republicano voltou atrás e a cobrança foi cancelada.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?