body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump aumenta pressão para impedir Irã de desenvolver arma nuclear

Donald Trump assinou, nesta terça-feira (4/2), uma ordem que busca aumentar a pressão econômica contra o Irã

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Imagem colorida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
1 de 1 Imagem colorida do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que mirou o Irã e seu programa nuclear. Durante a do memorando, nesta terça-feira (4/2), o líder norte-americano afirmou que a medida busca impedir que o país liderado pelo aiatolá Ali Khamenei consiga desenvolver uma arma nuclear.


Relação tensa com o Irã

  • No seu primeiro mandato, Trump manteve uma relação tensa com o Irã, principalmente pelo avanço do programa nuclear do país persa. 
  • A possibilidade de que o Irã desenvolvesse uma arma nuclear fez com que Trump ordenasse o assassinato do ex-general Qassem Soleimani, um dos principais nomes do Irã. 
  • O episódio rende, até hoje, ameaças de vingança vindas do Irã contra o presidente norte-americano.

Segundo o presidente dos EUA, a ordem tem como objetivo definir diretrizes para que órgãos governamentais exerçam “pressão máxima” contra o Irã por meio da economia.

A decisão de Trump aconteceu horas antes do encontro com Benjamin Netanyahu na Casa Branca. No encontro, além de reafirmar a intenção de expulsar palestinos da Faixa de Gaza, a questão do Irã também foi discutida pelos dois líderes.

Desde o início da guerra no enclave palestino, o premiê israelense tem apontado a república islâmica como o principal apoiador de grupos extremistas no Oriente Médio, como o Hamas, Hezbollah e Houthis. 

Apesar de aumentar o tom contra o Irã, o presidente dos EUA disse ter esperanças de que não seja necessário aplicar todas as medidas punitivas contra o país comandado pelo aiatolá Ali Khamenei, e falou em negociar um acordo com Teerã.

“Talvez isso seja possível, talvez não seja possível”, disse Trump sobre uma possível negociação com o Irã.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?