body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Trump se movimenta para cumprir ameaças contra a Faixa de Gaza

Após se reunir com Netanyahu, Trump vai receber rei da Jordânia nos EUA em meio a ameaças de ocupar a Faixa de Gaza

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chip Somodevilla/Getty Images
Imagem colorida mostra Donald Trump e Benjamin Netanyahu - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Donald Trump e Benjamin Netanyahu - Metrópoles - Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

Apesar de afirmar que a ideia de a Faixa de Gaza ser ocupada e reconstruída pelos Estados Unidos foi discutida internamente por membros de seu governo, a ameaça de Donald Trump em relação ao enclave palestino pegou o mundo de surpresa. Contudo, o presidente norte-americano já se movimenta para tentar transformar palavra em ação.


Planos de Trump para Gaza

  • Ao assumir seu segundo mandato como presidente dos EUA, Trump reafirmou o apoio incondicional do país para Israel.
  • Sobre a Faixa de Gaza, o presidente norte-americano sugeriu expulsar os palestinos de seu próprio território, e enviá-los para alguns países do Oriente Médio.
  • Segundo Trump, a Faixa de Gaza não é “um lugar seguro para se viver”.

Depois de receber Benjamin Netanyahu nos EUA, o rei da Jordânia, Abdullah II, será o segundo líder internacional a visitar Trump após a posse presidencial de 20 de janeiro. O encontro, segundo a mídia estatal jordaniana, acontecerá na próxima terça-feira (11/2).

Até o momento, os temas que serão debatidos entre Trump e Abdullah II ainda não se tornaram públicos. O encontro, contudo, vai acontecer em meio a declarações do presidente dos EUA sobre retirar palestinos de Gaza e enviá-los para países do Oriente Médio, como a Jordânia.

Trump falou em expulsar a população do enclave palestino no último dia 25 de janeiro, após conversar com o rei da Jordânia por telefone. Segundo o presidente dos EUA, o líder do reino foi questionado sobre o assunto durante o contato. Além disso, o norte-americano afirmou que o Egito poderia ser um outro destino para os palestinos.

5 imagens
Palestinos em Gaza
Opositores de ações em Gaza deveriam acolher palestinos, diz Israel
Guerra Israel e Hamas
Pessoas voltam para suas casas em meio à destruição de Gaza pós-cessar-fogo
1 de 5

Palestinos fugindo da guerra na Faixa de Gaza

Getty
2 de 5

Palestinos em Gaza

Mahmoud Isleem/Anadolu via Getty Images
3 de 5

Opositores de ações em Gaza deveriam acolher palestinos, diz Israel

Ashraf Amra/Getty Images
4 de 5

Guerra Israel e Hamas

Amir Levy/Getty Images
5 de 5

Pessoas voltam para suas casas em meio à destruição de Gaza pós-cessar-fogo

Ali Jadallah/Anadolu Agency via Getty Images)

Reação

Logo após a ameaça de Trump, a ideia do norte-americano foi rejeitada por uma série de países árabes, que emitiram uma declaração conjunta contra as declarações do presidente dos EUA. O documento foi assinado pelas chancelarias da Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar e Egito.

No último 27 de janeiro, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou que o deslocamento forçado de palestinos da Faixa de Gaza seria uma “injustiça” da qual ele não pode participar.

Já o rei da Jordânia, Abdullah II, rejeitou “qualquer tentativa de anexar terras e deslocar palestinos” após encontro com o presidente do Estado da Palestina, Mahmoud Abbas, na quarta-feira (5/2).

Além de Abbas, a agenda do rei jordaniano incluiu conversas com autoridades do Kwait, Egito, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e o secretário-geral da ONU. A questão da Faixa de Gaza foi assunto comum em todas os contatos, segundo o governo da Jordânia.

Casa Branca volta atrás

Apesar da movimentação de Trump, a Casa Branca voltou atrás e negou as falas do presidente dos EUA após a repercussão internacional negativa.

Durante entrevista coletiva, a porta-voz Karoline Leavitt informou que Trump trabalha com um cenário de “realocação temporária” dos palestinos, e negou que tropas norte-americanas serão enviadas para o enclave. 

Leavitt também desmentiu as falar do presidente republicano sobre a reconstrução de Gaza, e negou que os EUA vão arcar com os custos do processo.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?