Saúde da rainha Elizabeth II: o que se sabe até agora
Saiba os principais fatos sobre o estado de saúde da monarca e das movimentações da família real após médicos emitirem comunicado
atualizado
Compartilhar notícia

Após o anúncio, na manhã desta quinta-feira (8/9), de que a rainha Elizabeth II, de 96 anos, estaria sob cuidados médicos, o mundo se voltou para a família real britânica.
Em meio a tantas informações, o Metrópoles selecionou o que se sabe até agora sobre a saúde da monarca e as atualizações vindas do Reino Unido.
Família chamada às pressas
Um porta-voz do Palácio de Buckingham confirmou a informação de que a majestade estava sob supervisão médica. “Após uma nova avaliação mais aprofundada esta manhã, os médicos estão preocupados com a saúde de Sua Majestade”, disse, em nota.
Após o anúncio, os familiares da monarca foram chamados às pressas para a propriedade em que Elizabeth se encontra — o Castelo de Balmoral, na Escócia. O primogênito e sucessor ao trono, príncipe Charles, já está no local ao lado de Camilla Parker, futura rainha consorte. Os outros filhos da soberana, Anne, Edward e Andrew, também chegaram ao castelo.
Harry e Meghan Markle cancelaram a agenda de compromissos para se juntar à família. Contudo, a duquesa de Sussex não vai a Balmoral, apenas Harry.
Quem também ficará em Londres é Kate Middleton, que se hospedará em Windsor com os filhos enquanto o marido, William, se juntará aos familiares.
Preocupação geral
Além da preocupação dos próprios médicos com a saúde de Elizabeth II, outras autoridades manifestaram inquietação. A primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, tuitou uma mensagem de apoio à monarca e afirmou que “todo o país está profundamente preocupado”.

Antes mesmo do anúncio, ainda na última terça-feira (6/9), internautas observaram alguns hematomas na mão da soberana, que apareceu em cliques enquanto empossava a nova primeira-ministra britânica no Castelo de Balmoral. “Ela não está bem”, disseram os usuários.
A rainha também cancelou uma reunião online do conselho privado, por orientação médica. Desde outubro, quando ela cancelou uma viagem à Irlanda do Norte, a saúde de Elizabeth II tem causado preocupação.
Segundo análise do Daily Mail, a saúde “de rocha” da monarca mais longeva da história teria começado a se deteriorar em abril de 2021, quando o príncipe Philip — com quem foi casada por 74 anos — faleceu.