body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Quem são os Houthis, grupo paramilitar atacado por Donald Trump

Fundado na década de 1990, o grupo Houthis se tornou alvo dos EUA após ataques a navios que avam pelo Mar Vermelho

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mohammed Hamoud/Getty Images
Imagem colorida mostra grupo Houthis - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra grupo Houthis - Metrópoles - Foto: Mohammed Hamoud/Getty Images

Os Houthis, grupo paramilitar do Iêmen apoiado pelo Irã, foram atacados por forças dos Estados Unidos nessa quinta-feira (17/4). Segundo o governo americano, o alvo era uma fonte de financiamento das ações dos rebeldes, que controlam grande parte do país, incluindo a capital, Sanaa. Morreram 84 pessoas no ataque.

As forças norte-americanas atacaram e destruíram o porto estratégico de escoamento de pretróleo de Ras Isa, no norte de Hodeidah, no Iêmen.

Fundado na década de 1990, o grupo Houthis se tornou alvo dos EUA após ataques a navios que avam pelo Mar Vermelho, em novembro de 2023, o que levou à interrupção do tráfego marítimo internacional.

Imagens transmitidas na sexta-feira pelo canal de TV Al-Masirah e anunciadas como as “primeiras imagens da agressão dos EUA” mostram a explosão no porto e nuvens de fumaça.

Segundo o Comando Militar dos EUA no Oriente Médio, “o objetivo era atacar as fontes econômicas do poder Houthi”.

No primeiro mandato de Donald Trump, os Houthis aram a ser classificados como grupo terrorista. Essa avaliação foi retirada pelo presidente Joe Biden, em 2021. Contudo, após o aumento nas ações armadas dos rebeldes no Mar Vermelho, a istração Biden voltou a designá-los como terroristas, em janeiro de 2024.

Grupo político

Inicialmente fundado como grupo político, o nome da organização vem de Hussein Badr Eddin al-Houthi, que liderou a primeira revolta dos Houthis contra o então governo do Iêmen, no início dos anos 2000.

No início da década de 2010, os Houthis aram a apoiar as manifestações contra o então presidente, Ali Abdullah Saleh, durante a Primavera Árabe. O político, que governou o Iêmen entre 1990 e 2012, não resistiu à pressão popular e deixou o cargo.

Com a queda do presidente que governou o Iêmen por mais de duas décadas, o país entrou em uma espiral de instabilidade e insegurança que abriu caminho para o início de uma nova investida dos Houthis em 2014.

O Iêmen está em guerra civil há cerca de nove anos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?