body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Paquistão sinaliza que pode usar armas nucleares caso Índia ataque

Tensão histórica entre Índia e Paquistão voltou a explodir no fim de abril, após um ataque terrorista na região de Caxemira

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lintao Zhang/Getty Images
Imagem colorida mostra ministro da Defesa do Paquistão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra ministro da Defesa do Paquistão - Metrópoles - Foto: Lintao Zhang/Getty Images

O Paquistão sinalizou que pode usar armas nucleares, caso seja atacado ou a existência do país seja colocada em risco pela Índia. A ameaça foi divulgada pelo ministro da Defesa paquistanês, Khawaja Asif, nesta terça-feira (6/5).

Em entrevista à mídia estatal Samaa, Asif disse que não só o território indiano estará em perigo, assim como o resto do mundo.

“Se a Índia ousar a atacar o Paquistão e a existência do Paquistão for ameaçada, ninguém sobreviverá neste mundo”, declarou o ministro da Defesa.

Ao lado de outras sete nações, o Paquistão é um dos poucos países que possuem armas nucleares em seus arsenais. A última estimativa do Bulletin of the Atomic Scientists aponta que o país conta com 170 armamentos de destruição em massa.

Tensão aumenta

Desde o último dia 22 de abril, Índia e Paquistão voltaram a reacender a histórica tensão entre as duas nações. Tudo começou após um ataque terrorista na Caxemira, quando homens armados assam 26 turistas em um resort da região. Atualmente, o local é controlado pelo governo indiano, mas é alvo de disputa há décadas pelos dois países.

A Índia acusou o governo paquistanês de apoiar grupos insurgentes na Caxemira, como o The Resistance Front (A Frente de Resistência, em tradução livre), que realizou o ato no último mês. O Paquistão nega.

Desde então, hostilidades e trocas de tiros entre tropas dos dois países, e grupos extremistas, foram registradas na fronteira pelos dois governos.

A última delas aconteceu nesta terça-feira (6/5). Segundo o governo paquistanês, filiados da organização Exército de Libertação Baloch (BLA) explodiram um veículo de militares do país. Sete soldados morreram com a explosão, que aconteceu na província do Baluchistão, sudeste do Paquistão.

O país acusa a Índia de estar por trás da operação do ELB. O governo indiano ainda não se pronunciou sobre o caso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?