body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“O Brasil não tem medo de competir com os EUA”, diz Lula na China

Presidente Lula fez afirmação no encerramento de visita oficial à China quando também criticou taxações impostas por Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim - China.
1 de 1 Imagem colorida do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante coletiva de imprensa. Pequim - China. - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Durante a entrevista coletiva que concedeu a jornalistas no encerramento da visita oficial à China, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o “Brasil não tem medo de competir com os Estados Unidos”. A afirmação foi realizada na noite da terça-feira (13/5) pelo horário de Brasília.

Após tratar de vários temas, Lula foi questionado sobre comércio internacional e disparou:

“O Brasil não tem medo de competir com os Estados Unidos na quantidade e na qualidade dos nossos produtos. E acho que quanto mais produtos, quanto mais comércio, melhor para todo mundo”, disse.

A fala veio após Lula dizer que o Brasil e a China estão alinhados na defesa do multilateralismo. Na sequência, Lula criticou, sem citar nominalmente, a atuação do presidente Donald Trump na imposição de taxações ao comércio internacional com vários países.

“De repente, alguém acha que tem o direito de taxar tudo e todo mundo sem pedir licença, como se fosse dono do mundo. E o mundo não é obrigado a aceitar essas coisas”, frisou.

Na sequência, Lula afirmou que o Brasil pretende negociar com os EUA a questão das taxas, mas que se não houver consenso, o país está disposto a agir com reciprocidade nas taxações e também na abertura de processos contra os norte-americanos na Organização Mundial do Comércio (OMC).

O Brasil teve todos os produtos taxados pelos EUA em 10% no dia 2 de abril deste ano. Além disso, foi estabelecida uma sobretaxa de 25% ao aço e ao alumínio, independente da origem. Isso afetou o Brasil, importante exportador do produto para os EUA. O presidente brasileiro fez questão de lembrar que os Estados Unidos têm um superávit na balança comercial com o Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?