body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Maduro diz que “mais cedo ou mais tarde” vai dominar Essequibo

Após um ano da de uma lei que anexou Essequibo à Venezuela, Maduro disse ter esperança de conquistar a região na prática

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a falar sobre a anexação de Essequibo, e disse que “mais cedo ou mais tarde” seu regime conseguirá. A declaração aconteceu nesta quinta-feira (3/4).


Tensão em Essequibo

  • Desde 2023, Maduro tem alimentado tensões com o governo da Guiana. No país está localizada a região de Essequibo, que ocupa dois terços do território guianense e é reivindicada pelo regime chavista.
  • Em abril de 2024, Maduro assinou uma lei que anexa Essequibo, rica em recursos naturais, à Venezuela. Na prática, nada mudou até o momento.
  • Durante encontro com o presidente da Guiana, Irfaan Ali, o secretário de Estado dos EUA fez alerta contra possível ataque venezuelano ao país. A reunião dos dois aconteceu nesta quinta-feira (27/3).
  • Marco Rubio afirmou que a Venezuela pode viver um “dia ruim” se agir militarmente na Guiana, assim como contra instalações da gigante do petróleo Exxon Mobil.
  • A nova onda de tensão entre Venezuela e Guiana surgiu no início do mês, após a guarda costeira venezuelana ser acusada de entrar nas águas guianesas e se aproximar de uma área da Exxon Mobil.

Em um comunicado, Maduro celebrou o aniversário de um ano da promulgação da “Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo”, que buscou anexar o território localizado na Guiana ao da Venezuela. Legislação que, até o momento, não teve efeitos práticos.

O ditador afirmou que a legislação é um “instrumento jurídico fundamental”, para que a Venezuela possa recuperar os “direitos históricos da nossa Guiana do Essequibo”.

“Mais cedo ou mais tarde, com inteligência, ousadia e estratégia, conseguiremos”, disse o herdeiro político de Hugo Chávez.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?