body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lula falará com Zelensky: “Espero que ele esteja preocupado com a paz”

Lula disse que terá telefonema com Zelensky na próxima semana e alfinetou o ucraniano, dizendo que ele não está preocupado com a paz

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
imagem colorida presidente Lula e Zelensky - metropoles
1 de 1 imagem colorida presidente Lula e Zelensky - metropoles - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiantou neste sábado (29/3) que terá um telefonema com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na próxima semana, para tratar da guerra daquele país com a Rússia.

“Essa semana tem um telefonema do Zelensky para mim. Eu vou conversar com o Zelensky. Eu espero que agora ele esteja preocupado com a paz, porque até então ele não estava. Até então, ele achava que o Putin tinha que aceitar o acordo do jeito que ele queria. E não é assim”, disse Lula em coletiva de imprensa em Hanói, no Vietnã.

Ao defender o papel do Brasil de intermediador, o petista disse que seu governo fez “crítica contundente” à invasão territorial da Rússia na Ucrânia e, ao mesmo tempo, se colocou à disposição com a China para negociação da paz. Ele voltou a defender que é preciso colocar o russo Vladimir Putin junto com Zelensky na mesa.

“Ninguém é o senhor da razão que pode impor sua vontade aos outros. Se os dois tiverem dispostos a negociar, será muito melhor para Ucrânia, muito melhor para Rússia, muito melhor para Europa e muito melhor para o mundo”, disse Lula.

O petista ainda reforçou que o Brasil é exemplo no mundo de país que não tem contencioso. “Nosso lema é paz e amor, nosso lema é desenvolvimento, é crescimento econômico, é a tentativa de fazer com que o mundo compreenda que a guerra só destrói e que a paz constrói”, disse.

Lula também afirmou que pretende ir à Rússia em 9 de maio para evento alusivo aos 80 anos da vitória da Segunda Guerra Mundial.

5 imagens
Zelensky e Trump
 Donald Trump e Volodymyr Zelensky
Zelensky cobra apoio militar da UE e pede €5 bi para artilharia
1 de 5

Antoine Gyori - Corbis/Corbis via Getty Images
2 de 5

Zelensky e Trump

Andrew Harnik/Getty Images
3 de 5

Donald Trump e Volodymyr Zelensky

Andrew Harnik/Getty Images
4 de 5

Divulgação/Presidência da Ucrânia
5 de 5

Zelensky cobra apoio militar da UE e pede €5 bi para artilharia

Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images

Enquanto mantém bom vínculo com Putin, a relação de Lula com Zelensky é conturbada desde o início. Em janeiro, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Zelensky afirmou que o Brasil perdeu a oportunidade de atuar como mediador no conflito entre seu país e a Rússia. O ucraniano acusou o país de priorizar alianças com a Rússia, membro do Brics, e questionou o interesse de Brasil e China em liderar negociações.

O presidente brasileiro chegou a declarar que a Ucrânia também tinha responsabilidade pela guerra e criticou os Estados Unidos e a União Europeia por, segundo ele, contribuírem para a continuidade do conflito.

Lula defende Trump

Sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Lula elogiou a postura do republicano de intermediar o conflito. “Veja como eu sou um rapaz de bom senso. Eu poderia ser radical contra o Trump, mas na medida que o Trump toma decisão de discutir a paz entre Rússia e Ucrânia, que o Biden deveria ter tomado, eu sou obrigado a dizer que, nesse aspecto, o Trump está no caminho certo”, afirmou Lula.

Desde que Trump iniciou as negociações do cessar-fogo temporário da guerra entre Rússia e Ucrânia, os dois países começaram a articular os seus termos.

Após a Ucrânia ter aceitado integralmente a proposta, a Rússia se comprometeu, inicialmente, a cessar os combates no Mar Negro. Não se sabe quando o acordo entrará em vigor.

O presidente russo, em conversas com Trump, destacou que só cumpriria o acordo depois que as múltiplas restrições sobre suas exportações agrícolas, impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, fossem removidas.

No entanto, já de cara, os países interpretaram o cessar dos combates no Mar Negro de forma distinta. A Rússia o enxergou como uma forma de reviver um acordo apoiado pela ONU de 2022, dando a ela algum controle sobre o transporte comercial pelo mar.

Já a Ucrânia insistiu que não permitiria que a marinha russa retornasse ao oeste do Mar Negro, usado pelo país como principal rota de exportação marítima.

Apenas um dia após o acordo ser firmado, ambos os lados trocaram acusações de violações da trégua. A Ucrânia relatou um ataque à cidade portuária de Mykolaiv, e Moscou disse que abateu dois drones ucranianos sobre o Mar Negro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?