body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Líderes mundiais se pronunciam sobre a morte do papa Francisco

O papa Francisco morreu aos 88 anos, em Roma, após ocupar o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
Vaticano atauliza estado de saúde do papa Francisco - Metrópoles
1 de 1 Vaticano atauliza estado de saúde do papa Francisco - Metrópoles - Foto: Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images

Líderes mundiais se pronunciaram, e lamentaram a morte do papa Francisco, aos 88 anos, em Roma, Itália. A morte do pontífice foi anunciada na manhã desta segunda-feira (21/4) pelo Vaticano.


Relembre a trajetória do papa Francisco

  • Francisco foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
  • Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
  • Formado em química, decidiu seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
  • Papa Francisco lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

17 imagens
Papa Francisco participa de missa de Domingo de Ramos, no Vaticano, após ficar internado
Papa Francisco precisou de transfusões de sangue devido à sua grave infecção
Uma vela com um retrato do papa Francisco é vista fora do Hospital Policlínico A. Gemelli, onde ele estava internado para exames e tratamento de bronquite, em 18 de fevereiro de 2025, em Roma, Itália
Uma vela com a imagem do papa Francisco, flores e velas deixadas pelos fiéis são vistas abaixo da escultura de São João Paulo II na entrada principal do Hospital Policlinico A. Gemelli
Papa Francisco é argentino
1 de 17

J.D. Vance e papa Francisco

Divulgação / Santa Sé
2 de 17

Papa Francisco participa de missa de Domingo de Ramos, no Vaticano, após ficar internado

Divulgação/Santa Fé
3 de 17

Papa Francisco precisou de transfusões de sangue devido à sua grave infecção

Franco Origlia/Getty Images
4 de 17

Uma vela com um retrato do papa Francisco é vista fora do Hospital Policlínico A. Gemelli, onde ele estava internado para exames e tratamento de bronquite, em 18 de fevereiro de 2025, em Roma, Itália

Getty Images
5 de 17

Uma vela com a imagem do papa Francisco, flores e velas deixadas pelos fiéis são vistas abaixo da escultura de São João Paulo II na entrada principal do Hospital Policlinico A. Gemelli

Getty Images
6 de 17

Papa Francisco é argentino

Vatican Media via Vatican Pool/Getty Images
7 de 17

Papa Francisco nomeia bispos auxiliares para o Rio durante internação

Getty Images
8 de 17

Getty Images
9 de 17

Papa Francisco em missa de Domingo de Ramos

Getty Images
10 de 17

Papa Francisco pediu perdão, em nome da Igreja Católica, pelos abusos sexuais de menores e a necessidade de medidas concretas para reparação

Foto: Divulgação/ Vatican Media
11 de 17

Macron e Papa

Reprodução / Redes Sociais
12 de 17

Papa Francisco cumprimentando fiéis

Reprodução
13 de 17

Papa Francisco durante celebração

VaticanMidea/Reprodução
14 de 17

Capitães de Itália e Argentina, Messi e Buffon reverenciaram o líder da Igreja Católica

Claudio Villa/Getty Images
15 de 17

Papa Francisco

Grzegorz Galazka/Archivio Grzegorz Galazka/Mondadori Portfolio via Getty Images
16 de 17

O Vaticano comunicou que o Papa Francisco foi internado em emergência para tratar de uma laparocele, em junho

Getty Images
17 de 17

J.D. Vance e Papa Francisco

Divulgação / Santa Sé

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prestou homenagem ao papa Francisco através da própria rede social, o Truth Social.

“Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam.” Trump encontrou o pontífice em 2017.

O presidente francês, Emmanuel Macron, em sua conta no X, lamentou a morte de Francisco, relembrando sua trajetória.

“De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco quis que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança renasça continuamente além dele. Minha esposa e eu enviamos nossos pensamentos a todos os católicos e ao mundo enlutado”, escreveu Macron.

O presidente argentino, Javier Milei, afirmou que, “apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra”.

“Como presidente, como argentino e, fundamentalmente, como homem de fé, despeço-me do Santo Padre e estou ao lado de todos nós que hoje lidamos com esta triste notícia”, escreveu o líder no X.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, também se pronunciou nas redes sociais.

“O papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta notícia nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixou. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento. Nas meditações da Via Sacra, ele nos lembrou o poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que aos olhos do homem é irreconciliável. E pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de mudar de direção, de seguir um caminho que ‘não destrói, mas cultiva, repara, protege’. Caminharemos nessa direção, para buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seu ensinamento e seu legado não se perderão. Saudamos o Santo Padre com o coração cheio de tristeza, mas sabemos que ele agora está na paz do Senhor”, escreveu Giorgia.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que anunciou o fim do cessar-fogo na guerra com a Ucrânia, enviou uma mensagem de condolências ao Cardeal Kevin Farrell. A mensagem diz:

“O Papa Francisco era tido em grande respeito internacional como um devoto servidor da fé cristã, um sábio líder religioso e estadista, e um defensor consistente dos elevados valores do humanismo e da justiça. Ao longo dos anos de seu pontificado, o Papa Francisco promoveu ativamente o diálogo entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana, bem como a interação construtiva entre a Rússia e a Santa Sé.

Putin ainda lembrou que teve “muitas oportunidades de conversar com este homem extraordinário”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também usou as redes sociais para lamentar a morte do papa.

“Hoje, o mundo lamenta o falecimento do papa Francisco. Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor tão puros pelos menos afortunados. Meus pensamentos estão com todos que sentem esta profunda perda. Que encontrem consolo na ideia de que o legado do papa Francisco continuará a nos guiar rumo a um mundo mais justo, pacífico e comivo, escreveu Ursula.

O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D.Vance, que se encontrou com o papa nesse domingo (20/4), comentou a tristeza da perda de Francisco.

“Acabei de saber do falecimento do papa Francisco. Meu coração está com os milhões de cristãos em todo o mundo que o amavam. Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse obviamente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia abaixo, que ele proferiu nos primeiros dias da Covid. Foi realmente muito bonita. Que Deus o tenha em paz”, escreveu Vance.

O primeiro-ministro da Inglaterra, Keir Starmer, afirmou estar “profundamente triste ao saber da morte de Sua Santidade o papa Francisco. Seus esforços incansáveis ​​para promover um mundo mais justo para todos deixarão um legado duradouro. Em nome do povo do Reino Unido, compartilho minhas mais sinceras condolências a toda a Igreja Católica”.

“Uno-me a milhões de pessoas ao redor do mundo em luto pela morte de Sua Santidade, o papa Francisco. Sua liderança em um momento complexo e desafiador para o mundo e a igreja foi corajosa, mas sempre veio de um lugar de profunda humildade. O papa Francisco foi um papa para os pobres, os oprimidos e os esquecidos. Ele esteve próximo das realidades da fragilidade humana, encontrando cristãos em todo o mundo que enfrentavam guerras, fome, perseguição e pobreza. No entanto, nunca perdeu a esperança em um mundo melhor. Essa esperança era o cerne do seu papado. Sua determinação em viver visivelmente a sua fé inspirou pessoas em todo o mundo a rever os ensinamentos da Igreja sobre misericórdia e caridade. Com sua morte, somos lembrados mais uma vez de seu chamado para cuidarmos uns dos outros, independentemente de diferentes crenças, origens, nações e crenças. Meus pensamentos estão com os católicos do mundo todo e com a Igreja Católica Romana. Que Sua Santidade descanse em paz”, escreveu Starmer.

Volodymyr Zelensky afirmou que Francisco foi um papa que soube trazer o sentimento de esperança para o mundo, e disse que a Ucrânia está ao lado dos católicos ao redor do mundo neste momento de lamentação.

“Milhões de pessoas em todo o mundo lamentam a trágica notícia do falecimento do papa Francisco. Sua vida foi dedicada a Deus, às pessoas e à Igreja. Ele sabia como dar esperança, aliviar o sofrimento por meio da oração e promover a unidade. Rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Lamentamos juntos os católicos e todos os cristãos que buscaram apoio espiritual no papa Francisco. Memória eterna!”, declarou o presidente da Ucrânia.

A morte do pontífice da Igreja Católica também foi lembrada pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.

“Católicos e pessoas de todas as religiões estão tristes hoje com o falecimento de um líder espiritual que buscou unir a humanidade e desejava ver um mundo governado por valores humanos fundamentais. Como líder da Igreja e figura de proa global, o papa Francisco promoveu uma visão mundial de inclusão, igualdade e cuidado com indivíduos e grupos marginalizados, bem como a custódia responsável e sustentável do meio ambiente natural”, disse Ramaphosa em um comunicado.

O cubano Miguel Díaz declarou que as demonstrações de afeto do papa Francisco com Cuba serão lembradas.

“Lamentamos profundamente o falecimento do inesquecível papa Francisco. As demonstrações de afeto e cordial proximidade que ele transmitia aos nossos compatriotas eram sempre retribuídas pelos cubanos”, disse o presidente de Cuba.

Em uma publicação no X, o primeiro-ministro da Holanda, Dick Schoof, classificou Francisco como um “homem do povo”. Ele ainda reconheceu o trabalho do papa em “questões candentes da nossa época”.

“O papa Francisco foi, em todos os sentidos, um homem do povo. A comunidade católica global se despede de um líder que reconheceu as questões candentes da nossa época e chamou a atenção para elas. Com seu estilo de vida sóbrio, atos de serviço e compaixão, o papa Francisco foi um modelo para muitos – católicos e não católicos. Lembramo-nos dele com grande respeito”, declarou Schoof.

O presidente da Lituânia, Gitanas Nausèda, lamentou a partida do líder da Igreja Católica, e disse que o mundo perdeu um “amigo sábio e próximo”.

“Seus ensinamentos sobre fraternidade e amizade social são extremamente importantes para nós agora, quando as forças do mal, por meio de guerras e agressões, estão destruindo a esperança de coexistência pacífica e tentando apagar dos corações das pessoas a perspectiva de um mundo justo e harmonioso”, disse o líder da Lituânia.

Da Polônia, o presidente do país, Andrzej Duda, disse que o papa Francisco guiou os anos de sua liderança na Igreja Católica pela “humanidade e modéstia”.

“O papa Francisco faleceu hoje e foi para a Casa do Pai. Em seu ministério pastoral ele foi guiado pela humildade e modéstia. Ele escolheu como lema papal as palavras de seu lema episcopal: “Miserando atque eligendo” (“Ele olhou com misericórdia e escolheu”). Ele foi um grande apóstolo da Misericórdia, na qual viu a resposta para os desafios do mundo moderno”, escreveu o presidente polonês nas redes sociais.

Já o premiê da República Tcheca, Petr Fiala, descreveu o líder católico como uma pessoa que “buscou transformar a igreja”.

“Ele era um homem de fé profunda que buscou transformar a igreja para que ela pudesse cumprir melhor sua missão na sociedade contemporânea. Ele demonstrou grande preocupação por aqueles que sofriam alguma injustiça e irradiava humanidade e humildade. Lembro-me do encontro pessoal com gratidão. Que ele descanse em paz!”, disse Fiala.

Mala Sandu, presidente da Moldávia, lamentou a morte de Francisco e pediu que o legado do pontífice permaneça vivo.

“O mundo perdeu uma personalidade que incansavelmente promoveu a compaixão e a justiça social. O papa Francisco liderou com amor, apoiou os vulneráveis ​​e clamou pela unidade em tempos de divisão. Que seu legado continue vivo e nos guie em direção a um mundo melhor”, disse a presidente do país.

Em atualização. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?