body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Lei de Belarus pode punir opositores da ditadura com pena de morte

Atos classificados como “terrorismo”, como protestos contra o ditador Alexander Lukashenko, podem ser punidos com pena de morte

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
belarus 2
1 de 1 belarus 2 - Foto: Reprodução

Decreto publicado nesta quarta-feira (18/5) em Belarus determina pena de morte para casos de planejamento de ataques ou tentativa de “terrorismo”. E cita como exemplo manifestações contra o ditador Alexander Lukashenko, que preside o país desde 1994.

“O presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, sancionou a lei que prevê a possibilidade de aplicar a pena de morte por uma tentativa de ato de terrorismo”, noticiou a agência russa Ria Novosti.

Durante protestos contra a reeleição de Lukachenko, em 2020, manifestantes foram presos e acusados de preparar ou tentar cometer atos terroristas no país. Em 2021, a Promotoria de Belarus acusou a líder da oposição, Svetlana Tikhanovskaia, exilada desde 2020, por “preparar um ato de terrorismo em um grupo organizado”, de acordo com agência estatal Belta.

O decreto afirma que “a preparação ou tentativa” de cometer crime não é condenado com pena de morte, com a exceção daqueles classificados como “terroristas”.

Belarus, ex-república soviética e aliada à Rússia, é o único país europeu onde a pena capital ainda é aplicada, os condenados são mortos com um tiro na cabeça.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?