body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Jesus não é “super-homem” nem “charlatão”, afirma Leão XIV em homilia

Em sua primeira missa como papa, Leão XIV defendeu a fé cristã e alertou para interpretações reduzidas de Jesus, até entre os batizados

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vatican Media/Vatican Pool – Corbis/Getty Images)
PAPA LEÃO XIV
1 de 1 PAPA LEÃO XIV - Foto: Vatican Media/Vatican Pool – Corbis/Getty Images)

O novo papa, Leão XIV, celebrou na manhã desta sexta-feira (9/5) sua primeira missa como líder da Igreja Católica. A cerimônia, realizada na Capela Sistina, no Vaticano, reuniu os cardeais que participaram do conclave e marcou o início oficial do pontificado. Durante a homilia, o pontífice fez uma defesa clara da fé cristã e alertou contra interpretações distorcidas sobre a figura de Jesus.

“Ainda hoje, não faltam contextos nos quais Jesus, embora apreciado como homem, é simplesmente reduzido a uma espécie de líder carismático ou super-homem”, disse o papa.

Segundo ele, essa visão está presente não apenas entre os que não professam a fé cristã, mas também “entre muitos batizados, que acabam por viver, a este nível, num ateísmo prático”.

6 imagens
Papa Leão XIV
Papa Leão XIV
Leão XIV celebra primeira missa com cardeais
Leão XIV celebra primeira missa com cardeais
Leão XIV celebra primeira missa com cardeais
1 de 6

Papa Leão XIV

Reprodução/TV Vaticano
2 de 6

Papa Leão XIV

Reprodução
3 de 6

Papa Leão XIV

Reprodução
4 de 6

Leão XIV celebra primeira missa com cardeais

Reprodução
5 de 6

Leão XIV celebra primeira missa com cardeais

reprodução
6 de 6

Leão XIV celebra primeira missa com cardeais

Reprodução

A fala se baseou em uma agem do Evangelho de Mateus, em que Jesus pergunta aos discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?”. Leão XIV destacou que, para muitas pessoas, inclusive nos tempos atuais, Jesus é visto apenas como um homem justo e eloquente, semelhante a outros grandes profetas da história de Israel.

“Para elas, o Nazareno não é um ‘charlatão’: é um homem justo, corajoso, que fala bem e que diz coisas certas”, explicou o papa. No entanto, ele advertiu que, ao enxergarem Jesus apenas como um ser humano, essas pessoas tendem a se afastar dele diante de situações difíceis. “Durante a Paixão, também o abandonam e vão embora, desiludidas”, afirmou.

O papa ainda destacou que esse tipo de atitude é comum nos dias de hoje e reforçou o compromisso dos cristãos de testemunhar a fé com convicção. “Este é o mundo que nos está confiado e no qual, como tantas vezes nos ensinou o papa Francisco, somos chamados a testemunhar a alegria da fé em Jesus Salvador.”

Agenda do novo papa

A missa teve duração de cerca de uma hora e meia e integra os primeiros compromissos do pontífice desde sua eleição. Após a celebração, Leão XIV almoça com os cardeais, o último compromisso coletivo dos participantes do conclave, antes de retornarem para seus países.

Nos próximos dias, o papa também se encontrará com fiéis e a imprensa. No domingo (11/5), ele conduzirá a oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro, às 7h (horário de Brasília). Já na segunda-feira (12/5), às 5h, está previsto um encontro com os jornalistas que acompanharam o processo de sucessão papal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?