Hamas anuncia ter aceitado proposta de cessar-fogo mediado pelos EUA
Em um comunicado, o Hamas disse ter chegado ao acordo após discussões envolvendo o enviado especial de Donald Trump, Steve Witkoff
atualizado
Compartilhar notícia

O Hamas anunciou ter aceitado um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza, mediado pelos Estados Unidos, e agora aguarda um posicionamento de Israel. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (28/5), em um comunicado.
Cessar-fogo
- Em janeiro deste ano, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo após mediação do Catar, EUA e Egito.
- A expectativa era de que o plano de paz fosse implementado em três fases. Na primeira delas, ocorreram a troca de reféns sequestrados pelo Hamas por prisioneiros palestinos.
- A segunda fase do cessar-fogo seria negociada a partir de março. O que não aconteceu após o governo de Israel não cumprir o que havia sido acordado, e exigir uma extensão da primeira etapa, assim como a libertação de todos os reféns que ainda estão em Gaza.
- Com isso, Israel intensificou os ataques contra a Faixa de Gaza.
Segundo o grupo extremista, a possível trégua na guerra com Israel após negociações com o enviado especial do presidente Donald Trump, Steve Witkoff. O objetivo, de acordo com o Hamas, é garantir “um cessar-fogo permanente, uma retirada completa de forças israelenses da Faixa de Gaza”.
Como parte do acordo, estão previstos a libertação de dez reféns israelenses da Faixa de Gaza, assim como corpos de pessoas que foram sequestradas durante a incursão terrorista do Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023.
Até o momento, o governo de Benjamin Netanyahu ainda não se pronunciou sobre o possível cessar-fogo.