Forças do EUA atacam líder do Estado Islâmico na Somália. Vídeo
De acordo com governo dos EUA, outros terroristas do ISIS foram mortos em bombardeio aéreo na Somália
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou imagens de um ataque aéreo contra um líder do Estado Islâmico (ISIS) na Somália, realizado no último fim de semana. A ação foi liderada pelo Comando dos Estados Unidos na África (AFRICOM) em parceria com o governo somali e as imagens foram publicizadas nesta segunda-feira (3/2).
Estado Islâmico na África
- No início da década de 2010, o Estado Islâmico chegou a proclamar um califado em um território que compreendia partes do Iraque e Síria.
- O extremismo do grupo acendeu um alerta e foi criada uma coalizão militar internacional para combater o ISIS em meio ao caos na Síria.
- Em 2019, o ISIS perdeu seu último reduto na Síria e migrou suas atividades para o continente africano, com forte atuação em países na região do Sahel.
No vídeo publicado pelo presidente norte-americano nas redes sociais é possível ver bombardeios em uma região montanhosa da Somália. A ofensiva contra o ISIS aconteceu no último sábado (1º/2).
De acordo com o presidente dos EUA, além de um líder do grupo extremista, outros membros do ISIS foram mortos durante o ataque.
Até o momento, o Estado Islâmico ainda não se pronunciou sobre o ataque ou possíveis baixas em suas fileiras na Somália.