EUA: Trump suspende lei que pune empresas por corrupção no exterior
Trump suspendeu Lei de Práticas de Corrupção no Exterior, que proíbe empresas americanas de pagar governos estrangeiros para manter negócios
atualizado
Compartilhar notícia

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou uma ordem executiva que limita as investigações sobre empresas norte-americanas acusadas de corrupção no exterior. De acordo com ele, a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior (FA, na sigla em inglês) cria condições desiguais para os empreendimentos americanos. A decisão é dessa segunda-feira (10/2).
“Parece bom no papel, mas na realidade é um desastre”, alegou Trump sobre a lei. Segundo o presidente, “ninguém quer fazer negócios com os americanos” por causa do risco de investigação.
O que aconteceu?
- Trump ordenou à Procuradora-Geral Pam Bondi que suspenda as ações da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior.
- A suspensão deve ocorrer até que a procuradora emita novas diretrizes de aplicação, afirma o The New York Times, que teve o à uma cópia da ordem executiva.
- Todas as ações atuais e adas da Lei também serão revisadas.
- A ordem ainda proíbe autoridades federais de iniciarem quaisquer novas investigações sob o ato ou de impor novas ações por 180 dias.
A lei em questão torna ilegal que as multinacionais paguem funcionários de governos estrangeiros para garantir negócios.
Trump havia tentado suspender a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior ainda no primeiro mandato.