EUA ameaçam regime de Kim caso Coreia do Norte use armas nucleares
Estados Unidos voltam a dizer o regime de Kim Jong Un chegaria ao fim caso a Coreia do Norte use armas nucleares
atualizado
Compartilhar notícia

Com o aumento da tensão na península coreana, os Estados Unidos reafirmaram que o regime de Kim Jong Un chegaria ao fim caso a Coreia do Norte utilize alguma arma nuclear. A declaração foi do porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, nessa terça-feira (14/3).
“Acho que deixamos muito claro que, se a Coreia do Norte empregar uma arma nuclear, seria o fim do regime norte-coreano”, disse o secretário de imprensa do Pentágono.
A nova ameaça dos EUA contra a Coreia do Norte ocorre durante o temor de que o regime norte-coreano possa realizar um novo teste nuclear, que não acontece desde 2017.
Exercícios militares
A tensão na região tem aumentado significativamente após o início do exercício militar conjunto entre Washington e Seul, previsto para durar até a próxima semana.
Em fevereiro, após o anúncio de que EUA e Coreia do Sul realizariam uma série de exercícios simulando um cenário de guerra real, como forma de mostrar o poder militar da aliança, Kim Jong Un prometeu uma reação “sem precedentes” caso a atividade fosse posto em prática.
Em outubro do ano ado, os EUA já haviam ameaçado aniquilar o regime de Kim Jong Un, durante divulgação de sua Estratégia de Defesa Nacional, caso armas nucleares fossem utilizadas pelos norte-coreanos contra o país ou seus aliados.
Desde então, a retórica nuclear entre o regime autoritário e a aliança entre Washington e Seul cresceu, com troca de acusações e ameaças cruzando as fronteiras da península coreana.