body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Em disputa com os EUA, China diz que sua economia “é um oceano”. Vídeo

Em meio a guerra tarifária com os EUA, a embaixa chinesa no Brasil postou alfinetada. Trump anunciou uma taxa de 125% para a China

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thomas Peter-Pool/Getty Images
Mundo tenta aliviar tarifaço, mas Trump resiste e ameaça China - Metrópoles
1 de 1 Mundo tenta aliviar tarifaço, mas Trump resiste e ameaça China - Metrópoles - Foto: Thomas Peter-Pool/Getty Images

Em meio a uma escalada da guerra tarifária entre China e Estados Unidos, em que Donald Trump aumentou as tarifas sobre os produtos chineses em 125% depois que os chineses anunciarem uma taxa de retaliação de 84% nessa quarta-feira (9/4), a Embaixada da China no Brasil postou nas redes sociais o vídeo de um discurso de seu presidente, Xi Jinping, falando sobre a força da economia chinesa. O vídeo é de um discurso de 2018 e tem metáforas sobre a força da economia chinesa.

Veja o vídeo

 

“A economia da China é como um grande oceano e não um pequeno lago. O oceano tem momentos de calmaria e também enfrenta tempestades. Sem tempestades não seria um oceano. Tempestades podem destruir um pequeno lago, mas não consegurem derrubar um ocenano. Após enfrentar inúmeras tempestades o oceano continua firme. Mesmo com mais de 5 mil anos de desafios a China permanece em pé, olhando para o futuro. A china sempre estará aqui”, afirmou Xi Jinping.


O que está acontecendo

  • O presidente dos EUA anunciou, no que ele chamou de “Dia da Libertação”, tarifas a 117 países pelo mundo.
  • A China foi taxada, inicialmente, em 34% sobre todos os produtos importados pelos EUA.
  • Como resposta à taxação, o país oriental anunciou uma tarifa retaliatória de 34% aos EUA.
  • Em escalada da guerra tarifária, nessa terça-feira (8/4), a Casa Branca anunciou que aplicará uma tarifa de 104% sobre todos os produtos chineses. Em resposta, a China irá aplicar 84% sobre os produtos importados dos EUA.
  • Donald Trump, em uma escalada tarifária, anunciou que imporá uma tarifa recíproca de 125% à China.
  • As tarifas recíprocas de Trump entraram em vigor nesta quarta-feira (9/4). As tarifas da China entrarão, em vigor nesta quinta (10/4).

Nesta quarta-feira (9/4), o Ministério das Finanças da China anunciou que vai aplicar tarifas de 84% sobre produtos importados dos Estados Unidos. A medida entra em vigor já nesta quinta-feira (10/4).

Como resposta ao aumento das tarifas da China contra os EUA, Trump anunciou mais uma reação com efeito imediato.

“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ​​ou aceitáveis”, escreveu Trump.

Trump afirmou ainda que, após mais de 75 países convocarem representantes dos EUA — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o USTR — para negociar questões como tarifas, barreiras comerciais e manipulação cambial, decidiu autorizar uma pausa de 90 dias e aplicar uma tarifa recíproca reduzida de 10%, com efeito imediato, desde que esses países não retaliem, “de forma alguma”, os EUA.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?