body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Dia sem compras”: imigrantes planejam protesto contra Trump

Imigrantes articulam mobilizações para os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro em reação à posição do presidente republicano Donald Trump

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de cartaz dizendo "um dia sem imigrantes" - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de cartaz dizendo "um dia sem imigrantes" - Metrópoles - Foto: Reprodução

A ameaça do presidente Donald Trump de expulsar imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos levantou também uma questão antiga: o que seria da América do Norte sem a imigração? E é com este foco que os estrangeiros de nacionalidades diversas tentam se mobilizar para mostrar o quanto a economia do país pode ser afetada sem eles.

Além da grande quantidade de notícias falsas divulgadas nos últimos dias, os grupos de WhatsApp e redes sociais dos imigrantes também foram tomadas por várias tentativas de convocação para que eles façam uma espécie de paralisação nos próximos dias. Banners em português e espanhol chamam os estrangeiros a não consumirem nada e até a não trabalharem.

Um dos banners distribuídos, em português, pede para que a comunidade não vá a restaurantes, não abasteça veículos e não compareça ao trabalho no próximo final de semana (dias 1 e 2 de fevereiro). “(…) Esse governo gira a economia em cima dos nossos esforços, abrem (sic) os olhos e enxerguem o poder que nós temos”, diz o card que convoca para a mobilização.

 

Um outro banner, em espanhol, convoca, para segunda-feira (3/2), a manifestação “um dia sem imigrantes”. A peça pede um dia sem escolas, sem trabalho e sem compras.

As convocações para protestos também chegam por áudios. Um deles chama os imigrantes para comprarem só o necessário, somente alimento. “Não precisa parar de trabalhar. Todo mundo só compra o necessário, só de comer. Não compra em Burlington (tradicional rede de lojas de departamento norte-americana), não compra em Amazon, não vai a bar durante um mês. Isso não vai fazer falta pra ninguém. Vamos comprar só o necessário”, diz o áudio que circula nos grupos de WhatsApp.

Um valadarense, de 56 anos, que mora há 24 anos no estado de Massachusetts e preferiu não se identificar por ser indocumentado, disse que é louvável a ideia, mas não acredita que a iniciativa irá funcionar. Segundo ele, muitos brasileiros com permissão para estar nos Estados Unidos concordam com as políticas anti-imigração de Trump e dizem que não vão “parar de comprar para defender bandido”.

6 imagens
Trump tem uma ação forte contra imigrantes ilegais
Donald Trump, presidente dos EUA
Temendo deportação por Trump, brasileiros buscam cidadania europeia
Trump voltou à Casa Branca após 4 anos
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
1 de 6

Trump é o 47º presidente dos EUA

Tasos Katopodis/Getty Images
2 de 6

Trump tem uma ação forte contra imigrantes ilegais

Julia Demaree Nikhinson - Pool/Getty Images
3 de 6

Donald Trump, presidente dos EUA

Arte Metrópoles
4 de 6

Temendo deportação por Trump, brasileiros buscam cidadania europeia

Chip Somodevilla/Getty Images
5 de 6

Trump voltou à Casa Branca após 4 anos

Ron Sachs-Pool/Getty Images
6 de 6

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Jabin Botsford /The Washington Post via Getty Images

“Ele não tem projeto para a economia”

Atingir a economia do país que cresceu às custas da mão de obra imigrante pode ser uma opção, principalmente quando não há um projeto para a economia do país. É o que pensa o brasileiro, que trabalha em casa, na própria companhia de fabricação de móveis para festas. Para ele, Donald Trump está levantando uma bandeira contra os estrangeiros para desviar o foco da falta de projetos.

“Ele está cortando gastos do governo, mas isso não vai baixar o preço dos alimentos, da gasolina. Na economia, até agora ele não mexeu. Está fazendo barulho porque não sabe o que fazer. Quando acabar o capital político dele, quero ver. Cada dia, lança uma coisa para alimentar os seus seguidores. Agora, é mandar os imigrantes para Guantánamo (Campo de Detenção na Baía de Guantánamo, em Cuba)”, lamenta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?