Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou, na quinta-feira (3/3), o “Gold Card”, um visto dourado permanente para o país, inspirado no modelo do Green Card, que será vendido por US$ 5 milhões. O cartão tem o rosto dele estampado (foto em destaque).
“Por US$ 5 milhões, ele pode ser seu”, disse Trump a jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One. “Sou o primeiro comprador”, acrescentou o bilionário republicano, afirmando que o “Gold Card Trump” estará disponível dentro de duas semanas.
BREAKING: President Trump Reveals $5 Million Gold Card While Flying Aboard Air Force One 🇺🇸 ✈️ pic.twitter.com/TlQVsivmkS
— The White House (@WhiteHouse) April 3, 2025
Já existe um programa semelhante, o EB-5, que concede residência permanente a estrangeiros que fazem investimentos significativos nos Estados Unidos.
Mas, segundo a istração Trump — que fez do combate à imigração irregular uma de suas principais bandeiras —, o programa atual é vulnerável a fraudes e precisa ser substituído pelo novo documento.
“Pessoas ricas virão para este país comprando esse cartão. Serão bem-sucedidas, gastarão muito dinheiro, pagarão muitos impostos e empregarão muita gente”, explicou o presidente norte-americano em fevereiro.
Na ocasião, ele afirmou que a venda desses cartões poderia render ao país cerca de um milhão de unidades comercializadas — ou até mais.
Diferença com o Green Card
Ao contrário do Green Card, que pode ser obtido por diversos caminhos, como laços familiares ou trabalho, o Gold Card será destinado especificamente a indivíduos dispostos a investir grandes quantias de dinheiro em setores estratégicos.
Quem se qualificar para o Gold Card pode viver e trabalhar nos Estados Unidos de maneira semelhante ao status de residente permanente, sem a necessidade de se submeter a certos tipos de vistos mais tradicionais.
A proposta inicial também sugeria que o Gold Card poderia fornecer uma via para a cidadania, embora o processo exato de naturalização não fosse especificado.