body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Brasil e China negociam declaração sobre multilateralismo e paz

Presidente Lula embarca para uma viagem à Rússia e China nesta terça-feira (6/5)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES
Imagem colorida mostra Lula e Xi Jinping - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lula e Xi Jinping - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Os governos do Brasil e China trabalham em uma declaração conjunta que deve abordar temas como o multilateralismo, a reforma da governança global e soluções pacíficas para conflitos em curso. O texto será discutido durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao país, entre os dias 12 e 13 de maio.

A viagem faz parte da “força-tarefa” do governo brasileiro que tem buscado intensificar as relações comerciais com a China. Atualmente, o país é o principal destino das exportações brasileiras.

Na última semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, esteve na China em uma visita preparatória. Neste contexto, um grupo de ministros e parlamentares deve compor a comitiva do presidente. Além disso, há a previsão de um fórum com a presença de empresários.

“Temos um amplo diálogo com a China em todos os campos, em defesa do multilateralismo, da mudança do clima, do Brics, do G20. Depois da visita do presidente Xi [Jiping, em novembro do ano ado], ficou bem clara a ideia de explorar novas vertentes de cooperação. Tem uma força-tarefa que trabalha a questão das sinergias entre as estratégias de desenvolvimento”, destacou o secretário de Ásia e Pacífico do Itamaraty, embaixador Eduardo Paes Saboia.

Além da declaração, está prevista a de 16 atos de cooperação, entre protocolos, anúncios e memorandos de entendimento. Outros 32 textos estão em negociação.

“O que nós queremos é diversificar nossa pauta exportadora com a China e diversificar os investimentos, as parcerias com a China, procurando atraí-la para esse projeto de neoindustrialização, de capacitação tecnológica, de transição energética”, reforçou Saboia.

Outro destaque da agenda do presidente na China é a participação na reunião do fórum Celac-China, no dia 13. A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) é um bloco composto por 33 países, com o objetivo de promover a integração regional.

Rússia

Antes da visita à China, Lula cumprirá agenda na Rússia, onde vai participar das comemorações dos 80 anos do Dia da Vitória, em referência ao fim da Segunda Guerra Mundial. Durante a visita, o petista terá reuniões bilaterais com o presidente da russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico.

A questão da guerra com a Ucrânia deverá ser abordada durante o encontro. Além disso, o governo brasileiro quer negociar alternativas para equilibrar a balança comercial entre os países. “Nós importamos dois produtos que são fundamentais: fertilizantes e diesel. Mas nós queremos ampliar as nossas exportações para a Rússia”, avalia o secretário.

O presidente Lula embarca para a Rússia nesta terça-feira (6/5), onde permanece até sábado (10/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?