Vídeo: baleia é atacada por foca na África do Sul, e imagens viralizam
O caso aconteceu no porto de Hout Bay, na Cidade do Cabo, África do Sul. Devido aos ferimentos graves, a baleia precisou ser sacrificada
atualizado
Compartilhar notícia

Uma situação para lá de inusitada viralizou na internet recentemente. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que uma baleia é atacada por uma foca, no porto de Hout Bay, na Cidade do Cabo, África do Sul.
Veja o ataque:
O vídeo mostra a baleia, da espécie cachalote-anão, com a cabeça machucada e visivelmente desorientada. Após perceber o ataque, ela solta um líquido semelhante a sangue, mas que, na verdade, é uma tinta escura, liberada com intuito de escapar de ataques e enganar os predadores.
Mesmo após a liberação da tinta, é possível ver que a foca não desiste e continua atacando o animal.
Sonar da baleia falhou
O ataque aconteceu em águas rasas, por isso o animal não conseguiu ativar o sistema sonar — ou ecolocalização — responsável por emitir uma onda sonora que ecoa para fornecer informações sobre distância e tamanho de determinados objetos. Por isso, durante a fuga, o bicho atinge uma pedra, o que a deixa ainda mais confusa.
Segundo testemunhas, autoridades chegaram ao local para tentar ajudar a baleia, mas informaram que nada poderia ser feito pelo animal.
O gerente da equipe de Gestão Costeira da Cidade do Cabo, Gregg Oelofse, explicou a jornais locais que animais como a baleia cachalote-anão precisam de águas profundas para que seus sistemas de sonar funcionem.
“Quando entram em águas rasas, em profundidades inferiores a 20 metros, esses animais ficam angustiados e desorientados. Foi isso o que aconteceu quando essa baleia entrou no porto”, disse Gregg.
Por estar muito ferida, a baleia precisou ser sacrificada.