body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Autoridades da Turquia detêm 343 contra prisão do prefeito de Istambul

Principal adversário político de Erdogan, Ekrem Imamoglu foi preso na Turquia na última 4ª feira. Protestos tomaram as ruas desde então

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Umit Turhan Coskun/NurPhoto via Getty Images
Polícia usa balas de borracha em manifestantes protesto que se opõem à detenção do prefeito do CHP Istanbul - Metrópoles
1 de 1 Polícia usa balas de borracha em manifestantes protesto que se opõem à detenção do prefeito do CHP Istanbul - Metrópoles - Foto: Umit Turhan Coskun/NurPhoto via Getty Images

O Ministério do Interior informou que autoridades da Turquia detiveram 343 pessoas durante protestos, na noite dessa sexta-feira (21/3), em várias cidades do país. As manifestações são contra a prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu (foto em destaque), e ocorrem na capital do país desde quarta-feira (19/3).

Os protestos ocorreram em ao menos 10 cidades, inclusive Istambul e Ancara, capital da Turquia. Policiais entraram em confronto com manifestantes nas ruas e usaram spray de pimenta para dispersar os participantes, que seguravam bandeiras e cartazes contra a prisão Imamoglu.

6 imagens
1 de 6

Umit Turhan Coskun/NurPhoto via Getty Images
2 de 6

Serdar Ozsoy/Getty Images
3 de 6

Serdar Ozsoy/Getty Images
4 de 6

Serdar Ozsoy/Getty Images
5 de 6

Sercan Ozkurnazli/ dia images via Getty Images
6 de 6

Umit Turhan Coskun/NurPhoto via Getty Images

Após as ações, o Ministério do Interior da Turquia divulgou que “caos e provocação” não serão aceitos e que as prisões ocorreram para evitar a “perturbação da ordem pública”.


Prefeito de Istambul

  • Imamoglu é acusado de ter ligações com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), classificado pelo governo da Turquia como uma organização terrorista.
  • O grupo foi desarticulado no último mês, após o líder da organização, Abdullah Öcalan, pedir para os soldados abandonarem as armas.
  • O prefeito é alvo de outras duas investigações e foi impedido de concorrer na última eleição presidencial do país, em 2023, após uma condenação na Justiça.
  • Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Imamoglu apareceu à frente de Erdogan. A expectativa era de que o prefeito de Istambul fosse indicado pelo Partido Republicano do Povo (CHP) como o nome presidenciável da oposição no próximo pleito.

Setores da oposição classificaram a prisão de Imamoglu como perseguição e dizem que a detenção tem motivação política.

As acusações que pesam sobre Imamoglu são de corrupção, extorsão e ligações com uma organização criminosa. O político é o principal rival do atual presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Presidente da Turquia desde 2014, Erdogan atingiu o limite de dois mandatos como o chefe do Executivo nacional e só poderá concorrer às eleições de 2028 caso altere a Constituição do país ou convoque um pleito antecipado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?