Árvore de Robin Hood: dupla é condenada por “vandalismo irracional”
Graham e Carruthers dirigiram 48 quilômetros em meio a uma tempestade para derrubar a árvore Sycamore Gap, no norte da Inglaterra
atualizado
Compartilhar notícia

Dois homens foram considerados culpados pelo corte da árvore de Sycamore Gap, no norte da Inglaterra, reconhecida após aparição em uma cena de destaque no filme Robin Hood, O Príncipe dos Ladrões, de 1991. Daniel Graham, 39 anos, e Adam Carruthers, 32, foram sentenciados em 15 de julho por danos criminais ao meio ambiente.
Classificada como sicômoro, a árvore de grande porte, nativa de regiões tropicais e meridionais da África, foi considerada uma das mais fotografadas do país e existia havia cerca de 200 anos. Próxima à Muralha de Adriano, ela foi derrubada na madrugada de 28 de setembro de 2023.
O Tribunal da Coroa de Newcastle classificou a ação como “ato de vandalismo irracional” e estimou o prejuízo causado pelo crime: 620 mil libras pelo corte da árvore e mais de 1 mil libras por danos à Muralha de Adriano, em Northumberland, patrimônio mundial da Unesco.
Graham e Carruthers dirigiram 48 quilômetros em meio a uma tempestade para derrubar a árvore durante a noite em alguns minutos.
Graham era dono de uma empresa de terraplenagem, e Carruthers, que trabalhava com istração de propriedades e mecânica, eram “amigos com conhecimento e experiência em motosserras e corte de árvores”, segundo o tribunal. A dupla filmou o momento em que a árvore foi derrubada.
No julgamento, os promotores do tribunal exibiram imagens mostrando a árvore sendo cortada e provaram que o carro da dupla havia viajado em direção à árvore na noite em que ela foi derrubada. Em um dos vídeos, é possível ouvir o som de uma motosserra e ver a silhueta de uma pessoa.
No dia seguinte à depredação do patrimônio natural, mensagens de texto e voz dos dois homens se gabando do ato foram mostradas ao júri, enquanto a notícia do corte da árvore se espalhava pelo mundo.
Os suspeitos negaram as acusações, culparam um ao outro e não deram nenhuma explicação sobre o motivo de terem derrubado a árvore.