body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Apple muda o nome do Golfo do México para “Golfo da América” nos EUA

Após decreto de Trump, Apple seguiu os os de Google e oficializou a alteração da nomenclatura. Decisão gerou críticas e reacendeu tensões

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Apple Maps
Imagem colorida do Apple Maps atualizado - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Apple Maps atualizado - Metrópoles - Foto: Reprodução/Apple Maps

A Apple atualizou seu aplicativo de mapas nos Estados Unidos e ou a exibir o Golfo do México como “Golfo da América”. A mudança segue uma diretriz adotada pelo governo norte-americano que recentemente oficializou a nova nomenclatura por meio de um decreto assinado pelo presidente Donald Trump, em janeiro deste ano.

Os usuários americanos do aplicativo Apple Maps agora visualizam o local com a nova nomenclatura, “Golfo da América”. Entretanto, quem a o serviço em outros países continua a vê-lo como Golfo do México. Essa alteração acontece pouco depois do Google adotar medida semelhante em sua plataforma de mapas, na segunda-feira (10/2).


Entenda a decisão

  • A decisão do presidente Donald Trump de renomear o Golfo, aconteceu logo após assumir o cargo. Ele declarou que a mudança deve “honrar a grandeza americana”.
  • Trump busca reafirmar sua postura de enfrentamento a países estrangeiros, especialmente o México.
  • Assim que assumiu o cargo, o presidente norte-americano determinou que as águas delimitadas pelo sul dos Estados Unidos, México e Cuba fossem renomeadas.
  • O US Geographic Names Information System (GNIS) atualizou oficialmente o nome no último domingo (9/2). A Microsoft também já aderiu a nova nomenclatura em seus mapas do Bing.

O governo do México condenou a decisão, destacando que o nome original é utilizado há mais de quatro séculos. Segundo as autoridades mexicanas, a mudança não deveria ser determinada por um único país, mas sim por uma organização internacional.

Considerado o maior golfo do mundo, o Golfo do México cobre cerca de 1,55 milhão de km², banhando território dos Estados Unidos, México e Cuba. A região é estratégica e visada pela economia americana devido as suas reservas de petróleo e a importância para o comércio marítimo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?