body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Após destituição de Yoon, Coreia do Sul define data de novas eleições

País enfrentou meses de turbulência política após impeachment Yoon Suk-Yeol. Novas eleições foram marcadas para o dia 3 de junho

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chung Sung-Jun/Getty Images
Imagem de manifestantes segurando cartazes contra o ex-presidente da coreia do sul Yoon Suk Yeol
1 de 1 Imagem de manifestantes segurando cartazes contra o ex-presidente da coreia do sul Yoon Suk Yeol - Foto: Chung Sung-Jun/Getty Images

Após meses de turbulência política, o presidente em exercício da Coreia do Sul, primeiro-ministro Han Duck-Soo, anunciou nesta terça-feira (8/4) que o país realizará novas eleições presidenciais em 3 de junho.

O governo “deve definir 3 de junho como a data para a 21ª eleição presidencial da Coreia do Sul”, disse o primeiro-ministro, acrescentando que o dia seria designado como feriado público temporário para facilitar a votação.

Antecessor dele, Yoon Suk-Yeol foi removido da presidência do país pelo tribunal constitucional por violar o dever oficial ao emitir o decreto de lei marcial, em dezembro do ano ado, e mobilizar tropas na tentativa de interromper os procedimentos parlamentares.

Crise política

Yoon surpreendeu o país ao declarar lei marcial, o que desencadeou seu impeachment pelo parlamento e o impeachment do primeiro-ministro Han Duck-Soo , que também é presidente interino.

O impeachment de Han foi posteriormente anulado pelo tribunal constitucional e ele continuará no papel de presidente interino até a eleição.

A falta de gestão no topo do governo da Coreia do Sul ofuscou os esforços de Seul para lidar com a istração do presidente dos EUA, Donald Trump, em um momento de tarifas crescentes dos EUA e crescimento lento na quarta maior economia da Ásia.

Lee Jae-myung, o líder populista do partido liberal Democrata da oposição que perdeu para Yoon por uma margem mínima em 2022, é um claro favorito, mas enfrenta desafios legais próprios em vários julgamentos por acusações que incluem violação da lei eleitoral e suborno.

O partido conservador Poder Popular de Yoon tem um amplo campo de candidatos, liderado pelo ministro do Trabalho, Kim Moon-Soo, que já anunciou sua intenção de concorrer ao pleito.

De acordo com uma pesquisa Gallup, publicada em 4 de abril, 34% dos entrevistados apoiaram Lee como o próximo líder, 9% apoiaram o conservador Kim Moon-Soo, 5% o ex-líder do partido governista Han Dong-Hoon, 4% o prefeito de Daegu, Hong Joon-Pyo, e 2% o prefeito de Seul, Oh Se-Hoon.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?