Campeão: Palmeiras sofre empate aos 50, mas bate Corinthians nos pênaltis
Luiz Adriano marcou o primeiro gol do jogo, mas no último lance, Jô empatou para o Timão, de pênalti
atualizado
Compartilhar notícia

Foi dramático, mas depois de 12 anos, o Palmeiras volta a ser campeão paulista. A alegria dos torcedores do Verdão é aumentada pelo fato de que o título foi conquistado em cima do rival Corinthians, que ainda por cima encerra uma sequência de três títulos estaduais do rival.
A vitória, conquistada na tarde deste sábado (8/7) no Allianz Parque, veio com gol de Luiz Adriano no começo do 2º tempo. Aos 50, no último lance da partida, Jô sofreu pênalti, foi para a cobrança e empatou o duelo. Nos pênaltis, porém, brilhou a estrela de Weverton, que defendeu duas cobranças. Na cobrança decisiva, o garoto Patrick de Paula não perdoou.
Além de parar a sequência vitoriosa do rival, a vitória foi a primeira do Palmeiras desde 9 de setembro de 2018. O título estadual, o 23º da história do Verdão, também torna o técnico Vanderlei Luxemburgo o maior vitorioso de São Paulo, com nove conquistas.
O jogo
Apesar da tentativa de demonstrar um futebol mais envolvente e ofensivo, Palmeiras e Corinthians fizeram um 1º tempo ainda não muito empolgante na decisão. O Verdão finalizou cinco vezes, contra sete do Corinthians. Uma das mais perigosas foi de Willian, após receber e de Zé Rafael, que finalizou com espetacular defesa de Cássio.
Pelo lado do Corinthians, Luan apareceu mais ligado na partida, roubando bolas, distribuindo jogo e criando oportunidades.
2º tempo
A segunda etapa começou com gol do Palmeiras. Aos três minutos, Éderson errou e no meio-campo, Willian recuperou e lançou Luiz Adriano. O atacante recuou para Willian, que perdeu a bola. No entanto, Viña apareceu para cruzar na medida para o camisa 10 cabecear no cantinho de Cássio.
No fim, o Corinthians ainda tentou fazer uma pressão final para empatar a partida, mas a defesa palmeirense, atenta, conseguiu afastar as chegadas mais perigosas.
Quando o Palmeiras já estava pronto para soltar o grito de campeão, o Corinthians conseguiu um pênalti no último lance, aos 50 minutos, quando Gustavo Gomez derrubou Jô na área. O próprio Jô foi para a cobrança e empatou a partida.
Nos pênaltis, Weverton foi melhor, defendendo duas cobranças e garantindo o dramático título do Palmeiras.