body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

TikTok Dance: coreografias de aplicativo viralizam em escolas de dança

“Durante a aula, ensino cada o e no final a gente grava o vídeo para o aluno postar”, diz a professora de dança Mariana Belmonte

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mustafahacalaki/Getty Images
IMAGEM DE DANÇA
1 de 1 IMAGEM DE DANÇA - Foto: Mustafahacalaki/Getty Images

São Paulo – O fenômeno TikTok saiu da tela da web e foi parar na grade de aulas das academias de dança de São Paulo. A busca por uma melhor performance nos vídeos para o aplicativo deu origem à modalidade TikTok Dance, em que os instrutores ensinam as dancinhas virais das trends da rede.

Pressionada pela demanda em busca da nova prática, a Academia Valéria Ballet, no bairro do Campo Limpo, abriu uma turma direcionada ao público que usa o aplicativo.

“Começou a ter procura do público mais jovem dessa modalidade, algumas mães começaram a perguntar, e aí começamos a modalidade aqui na academia”, conta a professora de dança Mariana Belmonte.

https://youtu.be/NeV_uHp3-K8

Ricardo Nesi, sócio-diretor da escola de dança Studio Arte Movimento (SAM), conta que também ou a oferecer a modalidade para acompanhar a tendência.

“Criamos uma aula muito dinâmica onde a gente trabalha as coreografias, que costumam ser de 15 segundos, com as sequências de os que estão nas trends”, disse ao Metrópoles.

“O público que busca TikTok Dance na SAM é majoritariamente formado por jovens adultos”, ressalta o diretor. Segundo ele, os alunos têm entre 18 e 26 anos.

“As danças são leves e com movimentos fáceis, para que todos possam realizar”, completa.

Dinâmica das aulas

Na Academia Valéria, as aulas são pautadas em sintonia com o que está bombando nas redes sociais. A professora Mariana é responsável por selecionar as trends – tendências do momento dentro do aplicativo – ou sugestões que os alunos levam.

“Durante a aula, eu ensino cada o e no final a gente grava o vídeo para o aluno postar nas redes sociais”, diz.

Uma das alunas da academia é Luciene Gonçalves Borges, de 39 anos. Ela se inscreveu na modalidade porque era “hit no momento” e também porque queria sair do sedentarismo. 

Com as aulas, Luciene aproveita para gravar trends com a filha. Veja o vídeo:

https://youtu.be/JwleWhEo0Zs

Com 11 anos de idade, Pedro Henrique também quis entrar para o mundo das dancinhas virais. Inspirado pelo irmão João Victor, de 21 anos, que já é assíduo no TikTok, Pedro começou a fazer a aula na Valéria para gravar suas próprias coreografias no app.

@joaovictoorsousa♬ som original – Felippe_edites_

Mariana Belmonte ressalta que é preciso cuidado na hora de ar as coreografias, pois a maioria das músicas que viralizam possuem conteúdo impróprio para menor. “Foi preciso combinar com os pais e decidir que música pode utilizar ou não”, explica.

A professora também conta que o ideal para conseguir acompanhar os os e ter um bom desenvolvimento nas aulas é possuir base de street dance, jazz e contemporâneo e estar sempre acompanhando o aplicativo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta ar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?