Sob as Águas do Sena: filme da Netflix é baseado em uma história real?
Sob as Águas do Sena é o mais novo sucesso da Netflix e elenca o primeiro lugar em produções mais vistas da plataforma de streaming
atualizado
Compartilhar notícia

O filme Sob as Águas do Sena é o mais novo sucesso de audiência da Netflix. Em primeiro lugar no TOP10 de longas mais assistidos da plataforma, a produção causou curiosidade nos espectadores sobre sua veracidade. Afinal de contas, tem tubarão no Rio Sena, em Paris, na França?
Sob as Águas do Sena se a no verão de 2024, quando Paris sedia o anual Campeonato Mundial de Triatlo. Os planos, no entanto, são interrompidos quando a ativista Mika (Léa Léviant) nota uma agitação no rio, e a cientista Sophia (Bérénice Bejo) é alertada sobre a presença de um tubarão no Sena.
Em uma corrida contra o tempo, o trio precisa encontrar uma maneira de neutralizar o tubarão e garantir a segurança dos competidores e espectadores, enquanto enfrentam a incredulidade das autoridades e o pânico crescente entre os habitantes de Paris.
A história de Sob as Águas do Sena é real?
Mas, afinal de contas, existem tubarões no rio Sena? A resposta é não! Sébastien Brosse, investigador do Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS) e professor de biologia animal, alegou ao Le Monde que o filme da Netflix é uma ficção.
“Em geral, os tubarões não sobem os rios. A exceção é o tubarão-buldogue, que pode viajar milhares de quilômetros pela Amazônia, mas é uma espécie que vive em zona tropical”, afirmou.
Apesar da existência de tubarões no Sena se tratar apenas de ficção, outro animal marinho no Sena chocou o mundo em 2022. Uma baleia beluga doente se perdeu no rio e mobilizou autoridades para retirá-la em segurança do local. O animal não sobreviveu.