body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rap feminino ganha força e quebra barreiras no Distrito Federal

Negraflow, DJ Ketlen e Isa Marques são nomes potentes da cena do rap no Distrito Federal e superam barreiras para ter reconhecimento

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rap feminino
1 de 1 Rap feminino - Foto: null

A cena do rap no Distrito Federal vem ganhando cada vez mais destaque, impulsionada por vozes femininas que desafiam as barreiras impostas pelo machismo e pela falta de visibilidade. Artistas como Negraflow, DJ Ketlen e Isa Marques estão entre os nomes que representam essa força emergente. Elas se apresentam no festival Meskla neste sábado (16/5), no mesmo palco que artistas de projeção nacional, como Duquesa, Mano Brown e Djonga.

Negraflow é uma das principais representantes desse movimento. Em entrevista ao Metrópoles, a MC contou que o maior desafio do meio ainda é a visibilidade.

“Infelizmente são poucos os espaços que nós temos hoje para mostrar nosso trabalho e nossa arte. Hoje eu venho com meu rap quebrando barreiras e sigo sempre tentando encontrar espaços que me recebam para mostrar meu som.”

Apesar do rap ser historicamente dominado por homens, a rapper enxerga um crescimento constante da presença feminina: “Nós mulheres temos tentado quebrar essa situação, e eu fico feliz de ver que elas vêm crescendo e aparecendo cada vez mais na cena”.

Além da luta pela visibilidade, Negraflow também destaca a importância da representatividade e da conexão entre mulheres dentro do movimento. “Hoje nós temos a Frente de Hip Hop Feminino, que é uma associação de mulheres que abrem portas para que outras mostrem seus trabalhos e façam conexões, não só em Brasília como também em outros estados”, explica.

6 imagens
DJ Ketlen
Isa Marques
DJ Ketlen
Isa Marques
Negraflow
1 de 6

Negraflow

2 de 6

DJ Ketlen

3 de 6

Isa Marques

4 de 6

DJ Ketlen

5 de 6

Isa Marques

6 de 6

Negraflow

DJ Ketlen, por sua vez, destaca a presença das mulheres desde os primórdios do movimento. “Vejo como um espaço que sempre teve mulheres presentes, seja cantando ou fomentando o segmento no sentido cultural da cidade, apesar de não receberem devida visibilidade na maior parte desse tempo”, destaca.

Segundo ela, as dificuldades vão além da presença em eventos e também incluem a desvalorização financeira. “Os desafios são diversos, um deles é a presença e valorização dessas mulheres em lines de eventos e festivais com remuneração adequada! O que é por vezes, nosso maior desafio.”

Inspirada pelo cotidiano das periferias, DJ Ketlen transforma suas vivências em sets cheios de identidade.

“Meu dia a dia inspira meus sets, o som dos meus amigos, meu contato com a rua, o jeito de se vestir, de falar, o graffiti na parede, o som que toca nos meus fones! Minha vivência periférica é minha maior fonte de inspiração”, garante.

Ela ainda reforça que a cultura hip-hop representa mais do que um gênero musical, sendo um refúgio para quem busca voz e reconhecimento.

A MC Isa Marques também observa um crescimento significativo para as mulheres no rap do DF, destacando iniciativas como a Batalha das Gurias, que desde 2013 promove a participação feminina no hip-hop. No entanto, ela ressalta que o caminho ainda é de resistência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?