body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Após polêmica, Thainá Duarte não irá mais interpretar Geni no cinema

Na peça original Ópera do Malandro, Geni era interpretada por uma travesti. Atriz explicou o porquê de ter aceitado fazer a personagem

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/Instagram
Atriz Thainá Duarte
1 de 1 Atriz Thainá Duarte - Foto: reprodução/Instagram

Após polêmica a respeito da escalação de uma atriz cisgênero para o papel de Geni, Thainá Duarte (foto em destaque) anunciou que não fará mais o papel no longa Geni e o Zepelim, dirigido por Anna Muylaert e inspirado na música homônima de Chico Buarque.

Em seu Instagram, a atriz explicou o porquê de ter aceitado fazer a personagem, que na peça original Ópera do Malandro era uma travesti.

“Sinto muito que essa escolha tenha machucado tanto a comunidade trans. Agora eu entendo melhor o tamanho dessa reivindicação. Estou me colocando do lado de quem está ferido. Reconheço o lugar de fala, a urgência e a dor de estar pedindo pelo mínimo, que é respeito”, diz a atriz, que também revelou ter recebido mensagens de ódio após o anúncio de que faria a personagem no cinema.

“Mas isso não justifica alguns dos ataques que recebi, como ‘transfóbica oportunista, você é nojenta, você merece morrer’. Mensagens que supunham que eu não estava aberta para o diálogo. E eu estou. Tá doendo bastante. E eu espero que a atriz que interprete a Geni faça tão bem, que isso possa sanar um pouco a dor que estamos sentindo”, afirma.

Thainá também conta que conversou com a diretora antes de aceitar o papel, a fim de entender o motivo de não escalar uma atriz trans. Segundo a atriz, Anna Muylaert disse que tinha a intenção de fazer uma releitura, fazendo o paralelo entre Amazônia e o feminino e que estaria em diálogo com a comunidade trans.

“Dentro dessas circunstâncias, acreditei que minha experiência como atriz pudesse contribuir para essa releitura e deu o fundamento para que eu pudesse aceita”, detalhou Thainá.

A atriz acrescentou que, ao longo da carreira, fez diversos papeis que poderiam contribuir para a construção da personagem Geni, incluindo o de mulheres que sofreram violências, que foram assassinadas e que se prostituíram. “Isso me faz pensar em como o audiovisual vê um corpo como o meu.”

Amigos e colegas de profissão não economizaram no apoio a Thainá nos comentários. “Receba meu abraço mais forte”, escreveu Lázaro Ramos. “Digna, verdadeira. Te amo. Te abraço. Sigo sempre do seu lado. Você é luz”, comentou Camila Pitanga, que foi uma das vozes que criticaram a escolha de Thainá para o papel.

Produtora

A produtora Migdal Filmes também se manifestou nas redes sociais, esclarecendo que decidiu agora escalar uma atriz trans.

“A decisão coletiva foi fruto da escuta atenta e do aprendizado de intensas trocas com pessoas de diferentes setores da sociedade. Compreendemos que o momento político global, e em especial o cenário transfóbico no Brasil, impõe a todas as pessoas uma postura ativa e comprometida. Consideramos que esta mudança de abordagem da identidade de gênero da personagem no filme é a atitude acertada”, diz a nota.

No comunicado, a produtora expressa “profunda iração” por Thainá Duarte e reconhece o seu talento.

“Agora precisamos nos dedicar ao filme, que começa a ser rodado em duas semanas, no Acre. Em breve divulgaremos quem será a protagonista. Que Geni ganhe o mundo e sensibilize corações e mentes”, conclui.

3 imagens
Atriz Thainá Duarte não fará mais o papel de Geni
Anna Muylaert dirige a adaptação do clássico de Chico Buarque para os cinemas
1 de 3

Atriz Thainá Duarte

Crédito/Instagram
2 de 3

Atriz Thainá Duarte não fará mais o papel de Geni

reprodução/Instagram
3 de 3

Anna Muylaert dirige a adaptação do clássico de Chico Buarque para os cinemas

Gleeson Paulino/Divulgação

Entenda

Nesta semana, Anna Muylaert publicou um vídeo convocando fãs de Chico Buarque e de Guy de Mauant – autor do conto Bola de Sebo, que inspirou a canção clássica de Chico – para o debater a escolha da atriz para o papel, já que a escalação de Thainá havia suscitado críticas, principalmente da comunidade trans.

Uma das que comentou foi a cantora Liniker, que falou do apagamento de pessoas trans.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?