body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Você é feliz? Instituto faz pesquisa telefônica sobre bem-estar no DF

Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal fará ligações à população para avaliar percepção dos brasilienses sobre a felicidade

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Imagem ilustrativa de pessoa usando telefone
1 de 1 Imagem ilustrativa de pessoa usando telefone - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Na semana em que a Organização das Nações Unidas (ONU), a Universidade de Oxford e o Instituto Gallup divulgaram a edição de 2025 do Relatório Mundial da Felicidade, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) iniciou um estudo sobre a percepção dos brasilienses sobre esse tema.

A população do DF será contatada por telefone por entrevistadores vinculados ao instituto para responder a questões sobre bem-estar e qualidade de vida. Os resultados do levantamento e das análises serão apresentados na pesquisa “Felicidade no Distrito Federal: fatores associados e implicações para políticas públicas”.

A coleta dos dados começou nessa segunda-feira (17/3), por meio de ligações da Central de Atendimento 156 que vão ocorrer durante um período de sete a 10 semanas. Os resultados serão apresentados em agosto, no 2º Congresso da Felicidade de Brasília, e poderão ser usados para embasar políticas públicas “mais alinhadas às reais necessidades da população”, segundo o IPEDF.

Durante as chamadas, o entrevistado será convidado a opinar sobre o que contribui para a felicidade e a qualidade de vida dele. O levantamento, que terá como guia a pergunta “o que faz os brasilienses felizes">

Ranking mundial

O Brasil subiu oito posições no ranking global e, neste ano, ficou em 36º lugar na lista de 147 países avaliados, segundo o Relatório Mundial da Felicidade divulgado nessa quarta-feira (19/3).

O avanço deixou o país como o segundo mais bem classificado na América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º). Além disso, o Brasil ultraou o Chile, que caiu do 38º para o 45º lugar, e ficou à frente da Argentina (42º).

O documento elaborado pela ONU, pela Universidade de Oxford e pelo Instituto Gallup avalia a felicidade em diferentes países, com base em critérios como Produto Interno Bruto (PIB) per capita, expectativa de vida saudável, apoio social, liberdade de escolha, generosidade e percepção sobre corrupção.

Topo e base da lista

O levantamento de 2025 também trouxe descobertas sobre fatores que influenciam para o bem-estar. Um desses foi o impacto da convivência social na felicidade pessoal. Pontos como equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de políticas públicas de bem-estar social, tiveram impacto sobre os índices de satisfação nos países mais bem colocados.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Finlândia ocupou o primeiro lugar no ranking. Outros países nórdicos mantiveram as boas colocações e ficaram logo atrás dela em 2025, com Dinamarca, Islândia e Suécia na sequência.

A Holanda ficou na quinta colocação, seguida pela Costa Rica, que, pela primeira vez, entrou no top 10 e se tornou o país latino-americano com a melhor classificação. Noruega, o estado de Israel, Luxemburgo e México completaram a lista.

No fim da lista, o Afeganistão continua como o país menos feliz do mundo, na 147ª e última posição. O estudo destacou que as mulheres afegãs enfrentam níveis ainda maiores de infelicidade em comparação aos homens, o que reflete as dificuldades políticas e sociais no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?