Vídeo: pirarucu de quase 2 metros é visto no Lago Paranoá
Um pescador esportivo fez o registro do peixe nesta semana e divulgou nas redes sociais. Em janeiro, um pirarucu também foi visto no lago
atualizado
Compartilhar notícia

Um pirarucu de aproximadamente 2 metros de comprimento foi avistado nesta semana por um pescador no Lago Paranoá.
Veja:
Considerado o maior peixe de água-doce do mundo, o pirarocu é comumente encontrado na Amazônia ou no Araguaia e pode chegar a 3 metros de comprimento e a pesar entre 100 e 200 kg. Dócil, essa espécie costumam comer na mão de quem oferece alimento.
Por não ser natural da região, o peixe flagrado certamente foi trazido de outro local e solto no Lago Paranoá.
O registro do pirarucu foi feito pelo pescador esportivo Celismar Junior. As imagens foram compartilhadas no Instagram dele.
“Hoje o meu companheiro de pescaria foi esse lindo pirarucu, de quase 2 metros de comprimento. Ou seja, quase do tamanho do meu caiaque”, comentou Celismar.
Por meio de nota, a Secretaria do Meio Ambiente esclareceu que a introdução de espécies exóticas invasoras, seja por desconhecimento, ações ilegais ou negligência, tem impactado negativamente o ecossistema. Pesquisas anteriores identificaram a chamada “Salada Biológica,” evidenciando a complexidade da situação.
“Em resposta a esses desafios, o secretário do Meio Ambiente do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, determinou à Subsecretaria de Pesca e Aquicultura (SUPESQ) a realização de um estudo científico abrangente das espécies presentes. O objetivo é utilizar os resultados para formular políticas públicas que visem restaurar o equilíbrio ecológico e proteger a biodiversidade do lago”, informou a pasta.
Registro em janeiro
Em janeiro deste ano, um outro vídeo mostrando um pirarucu no Lago Paranoá também viralizou. Dois homens filmaram o peixe parado “esperando comida”.
Relembre: